Como podemos ajudar você?

Curso On-line (EaD – Educação a Distância)

NA ABORDAGEM “BROADCAST”

O Curso na abordagem broadcast, que não permite nenhum tipo de interação com o participante (aluno), mas pode atingir grande número de aprendizes. O modelo preocupa-se em como a informação é armazenada, representada e, principalmente, transmitida. O computador torna-se, assim, poderosa ferramenta para armazenar, representar e transmitir a informação. Essa abordagem baseia-se no modelo tutorial, em que a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular¹, a ser apresentada ao participante.

Assim, o conteúdo é preparado e organizado previamente, para só depois de pronto ser oferecido ao participante, que não pode fazer nenhuma alteração. A interatividade do participante com o computador ocorre por meio da leitura da tela.

NA ABORDAGEM “CONTEXTUALIZADO E O ESTAR JUNTO VIRTUAL”

No construcionismo, o aprendiz constrói alguma coisa (o aprendizado ocorre por meio do fazer). Além disso, o aprendiz está construindo algo do seu interesse e para o qual está bastante motivado, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa.

Assim, baseada no construcionismo contextualizado, a abordagem estar junto virtual prevê um alto grau de interação entre professor e aprendizes, e entre os próprios aprendizes. A Internet não só proporciona os meios para que essas interações sejam intensas, como também permite o acompanhamento do aluno e a criação de condições para o professor “estar junto”, ao lado do aluno, vivenciando e auxiliando-o a resolver seus problemas, porém virtualmente.

Nessa abordagem, a figura do mediador torna-se indispensável, mas não como único responsável pelo processo de ensino e aprendizagem, e sim como indivíduo que assume uma posição de igualdade com os demais participantes do ambiente e entende que todos – aprendizes e mediadores – detêm conhecimentos específicos, diferenciados e relevantes. Por um lado, o mediador é diferenciado por ser a pessoa que apresenta uma intencionalidade pedagógica e que deve preservar os objetivos originais do curso – o barco tem um timoneiro! Por outro lado, aprendizes e mediadores passam a ser coautores e coprodutores do seu próprio conhecimento e, também, ambos são coautores e coprodutores do que está sendo produzido e incorporado no ambiente, em um movimento contínuo e recursivo.