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Escola de Desenvolvimento Social

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A Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (EDESP), unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), foi criada em 29 de fevereiro de 2012 para executar ações de capacitação, formação e aprimoramento profissional, nos formatos presencial, semipresencial e a distância (Educação a Distância – EaD).

É uma escola de governo da área social com atribuições referentes à qualificação e capacitação estabelecidas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEP SUAS), e pelo Decreto 57.819, de 29/02/2012; com a finalidade de formar profissionais da área, do estado e dos municípios, visando a melhorar a qualidade de prestação de programas, serviços e benefícios aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

A EDESP abriga um rico acervo da sua produção (objetos de aprendizagem de capacitações, estudos, revistas etc.) e uma biblioteca com exemplares das áreas de Assistência Social e correlatas. Há outros materiais, incluindo os produzidos pela SEDS, os quais são requisitados para pesquisas sobre legislações relativas à política de Assistência e Desenvolvimento Social.

As ações de capacitação e formação – cursos, seminários, especializações, orientações técnicas etc. – são executadas de forma direta ou por meio de instituições públicas ou privadas contratadas, conveniadas ou parceiras da SEDS.

A título de exemplo, em 2020, a EDESP celebrou com a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) o Termo de Adesão nº 0365625/2020 ao Protocolo de Intenções EVG nº 0177194/2017 (SEI 0177194), visando à oferta de catálogo unificado de cursos a distância para capacitação e aperfeiçoamento de servidores públicos no âmbito do projeto “Escola Virtual de Governo”. Publicada no Diário Oficial da União, em 13 de março de 2020, essa parceria é extensível a todas as instituições públicas do estado de São Paulo.  

Em consonância com as políticas da SEDS e rede SUAS, a EDESP tem a função de contribuir para a melhoria dos níveis de eficiência, eficácia e efetividade do trabalho da assistência e desenvolvimento social, em interface com outras políticas intersetoriais.

Além disso, está no escopo da escola aplicar metodologias e técnicas que aprimorem os processos de trabalho e estimulem a produção do conhecimento e a difusão da informação, por meio de processos de aprendizagem.

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