Publicado em 31/07/2020

Cuidar dos idosos é também zelar pelo futuro

O número de idosos no Brasil tem aumentado de forma extremamente rápida nas últimas décadas de acordo com o IBGE. Segundo o Instituto, só no Estado de São Paulo, as pessoas com mais de 60 anos representam cerca de 10% da população paulista e a estimativa é que esse número continue crescendo, já que, para a Organização Mundial da Saúde, até o ano de 2030, o Brasil será a quinta população com o maior número de idosos do mundo.

Para além dos números, precisamos ter um olhar cuidadoso para a qualidade de vida dessas população. Hoje, lidamos com uma expectativa de vida de cerca de 72 anos para homens e 79 para mulheres e até 2030, este número será, respectivamente, de 77 e 84. Ou seja, é importante garantir a proteção, saúde e atenção ao longo do crescimento dessa expectativa para quem tem tanto a compartilhar conosco.

Envelhecer com qualidade de vida

Para que a qualidade de vida seja efetiva e não apenas um plano para 2030, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social vem trabalhando no Programa Longevidade, cujo foco é promover maior modernização quando se trata de políticas voltadas ao idosos.

Outra ação feita, mas que devido à pandemia passou por adaptações, foi o Clube de Leitura 6.0 para a Terceira idade. Ele foi criado antes do início do isolamento social, mas continuou de forma virtual, com o objetivo de promover maior bem estar físico e emocional à população idosa, também visando um envelhecimento mais ativo.

Outro pilar importante da proteção social, que sempre foi um dos maiores focos desta Secretaria é a segurança alimentar e o Vivaleite é um programa que oferece isso. Além de crianças, ele também atende pessoas com 60 anos ou mais, distribuindo 15 litros de leite para cada beneficiário mensalmente e desde o início da pandemia, teve o serviço expandido para atender as ILPIs (Instituições de Longa Permanência) pelo Estado, abrangendo ainda mais idosos.

Este serviço atende idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou cujo as famílias são beneficiárias de Programas de Transferência de Renda e ainda os que possuem vivências de isolamento por falta de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário.

Prevenção à violência contra a pessoa idosa

A Diretoria Regional de Assistência Social de Araraquara, região central do Estado, também preocupada com essa questão, distribuiu kits para pessoas com mais de 60 anos que fazem parte do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa idosa, contendo materiais de artesanato e costura para que os idosos possam dar continuidade ao que aprenderam neste grupo, tendo como principal objetivo trabalhar o envelhecimento ativo e a prevenção da violência contra este público.

Além desta ação feita em Araraquara, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social tem grande participação quando se trata do envelhecimento ativo dos idosos e para isso, eles podem contar com o SP Amigo do Idoso, com ações voltadas para a proteção, educação continuada, saúde e participação, com é o caso dos CCIs (Centros de Convivência dos Idosos) e CDIs (Centros Dia do Idoso), voltados à socialização e lazer dessas pessoas com mais de 60 anos.

Proteção Social para os idosos

É importante relatar que, segundo a Fundação Getúlio Vargas, em uma pesquisa intitulada “Onde estão os idosos?”, no país, esta população recebe 59,64% das aposentadorias da Previdência Social, 40,78% dos benefícios do BPC e apenas 0,89% do Bolsa Família, que reforça ainda mais a necessidade de proteção social desta população. Logo, é crucial prestarmos atenção nesta população, que muitas vezes não tem a visibilidade que precisa.

A pasta social está atuante e sempre atenta, desenvolvendo ações e programas com o objetivo de assegurar a proteção social para a população em vulnerabilidade social.