PEFI abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação

Além de cursos profissionalizantes, o parque oferece também atividades de lazer e esportes para todas as idades

imagem

Curso de montagem e manutenção de micro

imagem

Aula de informática básica

O Centro de Esporte, Cultura e Lazer, localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Seds, está com inscrições abertas para diferentes cursos. As aulas começam em fevereiro (ver quadro Programe-se).

Jovens estudantes de 15 a 21 anos, que desejam entrar para o mercado de trabalho, podem participar do Programa Educação para o Trabalho – PET, realizado em parceria por Coca-Cola/FEMSA, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Centro Paula Souza e Seds. A iniciativa já formou 13 turmas, com média de 150 alunos cada. Para ingressar no projeto, o aluno deve estar cursando a partir da 7ª série do ensino público.

As inscrições para o curso profissionalizante de Padaria e Confeitaria tiveram início no último dia 09 de janeiro e seguem até o preenchimento total das vagas. Promovido pela Associação de Assistência à Criança Santamarense (Mamãe), a capacitação tem certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

A fim de promover o ingresso e a recolocação de jovens e adultos no mercado de trabalho, o Centro Paula Souza oferece também cursos profissionalizantes, como de Montagem e Manutenção de Micro, Rede de Computadores, Elétrica Residencial e Predial, Auxiliar Administrativo e Telemarketing.

Há ainda curso de alfabetização de 1ª a 4ª série para jovens e adultos, do Instituto Tecnológico Diocesano (ITD). As aulas acontecem no período da manhã, de segunda a quinta-feira.

Já para crianças a partir dos seis anos de idade, o projeto Guri oferece o curso de iniciação musical. Para o público com idade entre 10 e 18 anos há vagas para Canto, Violão e Percussão.

Os interessados nas atividades devem comparecer pessoalmente na sede do Centro de Esporte, Cultura e Lazer (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Jabaquara), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações sobre os documentos necessários para a matrícula podem ser obtidas pelo telefone 5588-4797.

Saúde e lazer

Crianças e jovens de 10 a 20 anos também encontram atendimento médico no local. A Casa do Adolescente (Associação de Assistência à Criança Santamarense - Mamãe) disponibiliza consultas com hebiatra, profissional especializado em tratar de adolescentes, além de enfermeiro, psicólogo, dentista e nutricionista. Para receber atendimento é preciso agendar consulta pelo telefone 5588-2669 ou 5588-2621.

Durante as férias, crianças, adolescentes, adultos e idosos também podem participar de atividades recreativas e esportivas realizadas no Centro de Esporte, nos períodos da manhã e da tarde. Para as atividades de lazer não é preciso fazer inscrição.

PROGRAME-SE

Centro Paula Souza

Cursos profissionalizantes: Montagem e Manutenção de Micro, Rede de Computadores, Elétrica Residencial e Predial, Auxiliar Administrativo e Telemarketing.
Inscrições: a partir de 17 de janeiro.
Mais informações: 5021-7866

Guri Santa Marcelina
Cursos de Iniciação Musical, Canto, Violão e Percussão
Inscrições: a partir de 23 de janeiro
Crianças entre 6 e 9 anos – Iniciação Musical
Crianças e Adolescentes entre 10 e 18 anos – Canto, Violão e Percussão.
Início das aulas: 13 de fevereiro
Mais informações: 5021-4687

Programa Educação para o Trabalho – PET
Parceria entre Coca-cola/FEMSA, SENAC, Centro Paula Souza e Seds, a capacitação é destinada a jovens estudantes de escola pública, de 15 a 21 anos, cursando a partir da 7ª série.
Inscrições: de 30 de janeiro a 16 de fevereiro
Início das aulas: 28 de fevereiro 
Horário das aulas: de segunda a sexta-feira
Turma da manhã: 8h30 às 12h
Turma da tarde: 14h às 17h30
Mais informações: 5588-4797

ITD
Alfabetização para jovens e adultos – 1ª a 4 ª série
Início das aulas: 13 de fevereiro
Horário das aulas: de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 11h30.
Mais informações: 3798-7925

Casa do Adolescente
Atendimento médico para crianças e adolescentes entre 10 e 20 anos, com acompanhamento de hebiatra, enfermeiro, psicólogos, nutricionista e dentista.
Agendamento de consulta: 5588-2669 ou 5588-2621.

Atividades de Férias
Atividades esportivas e recreativas para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.
Período da manhã: das 8h às 11h45
Período da tarde: das 13h às 16h45
Mais informações: 5588-2621

Mais sobre o Centro de Esporte, Cultura e Lazer

Administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Seds, o Centro de Esporte associa cultura, lazer, profissionalização, convivência, esporte e, principalmente, cidadania ao privilegiado conjunto de equipamentos públicos constituído pelo Zôo e Zôo Safári, Jardim Botânico, Centro de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Exposições Imigrantes, entre outros.

Trata-se de uma iniciativa única no Estado de ação intersetorial para a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania. As ações são realizadas por meio de parcerias com as Secretarias Estaduais de Gestão Pública, Justiça e Defesa da Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Emprego e Relações do Trabalho, Cultura, Secretaria Estadual e Municipal da Saúde, da Educação e Organizações Não Governamentais.

O espaço conta com ginásio coberto, duas quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol society, pista de esportes radicais (como skate e bike), salas de ginástica e dança, sala de apoio e vestiários com sanitários. A parceria firmada entre Governo do Estado e iniciativa privada tornou o local um berço de projetos sociais. A qualidade da infraestrutura é garantida por meio de serviços de paisagismo, limpeza, segurança e manutenção predial.

Danielle Teixeira

Voltar para o topo