Bauru é a próxima cidade a receber o Bom Prato

Secretário Rogerio Hamam e prefeito Rodrigo Agostinho assinaram convênio para implantação do restaurante na cidade. Inauguração será no segundo semestre

Secretário Rogerio Hamam e prefeito Rodrigo Agostinho assinaram convênio para implantação do Bom Prato em Bauru

Também participaram da cerimônia o secretário adjunto Almirates, o deputado Pedro Tobias e a presidente da entidade, Eliana de Britto

A assinatura foi feita no gabinete do secretário Rogerio Hamam

O Bom Prato de Bauru deverá ser inaugurado ainda este ano

São Paulo, 11 de junho de 2013 – O secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, recebeu hoje em seu gabinete o prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, para assinatura de convênio para a implantação do Bom Prato na cidade. Acompanharam o prefeito a presidente da entidade Programas de Integração e Assistência à Criança e Adolescente (AELESAB), Eliana de Britto, o deputado estadual Pedro Tobias, e a diretora regional de Bauru, Maria Moreno Perroni.

A AELESAB fará a gestão do restaurante em Bauru, que será o 40º do Estado. A unidade vai funcionar na Rua Primeiro de Agosto, nº 9-47, Centro. Serão servidos 300 cafés da manhã e 1.200 almoços. “A Secretaria de Desenvolvimento Social, a pedido do governado Geraldo Alckmin, irá acelerar a expansão do Bom Prato na cidade. Por isso, peço a colaboração de vocês para que até o final de setembro aconteça a inauguração do restaurante em Bauru”, disse Hamam se dirigindo ao prefeito e à presidente da entidade.

O investimento total para a instalação do Bom Prato em Bauru é de R$ 2.195.360,00. Desse montante, o Governo do Estado investirá R$ 1.636.160,00. Com o recurso, será financiado o subsídio da alimentação (R$2,00 por almoço de adulto e R$ 3,00 por criança com até 6 anos, além de R$ 0,80 por café da manhã). Outros R$ 559.200,00 restantes serão recursos da Prefeitura, para subsídio de R$1,00 por refeição. Para adequação do imóvel e aquisição de equipamentos, a Secretaria também vai oferecer R$ 350 mil.

A unidade também receberá um posto do Acessa São Paulo (parceria com a Secretaria de Estado de Gestão Pública para internet gratuita) e cursos do Via Rápida Emprego (da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia).

O secretário adjunto, Henrique Almirates Jr, e o deputado Pedro Tobias assinaram o convênio como testemunhas. “Bauru merecia o Bom Prato. Estamos certos que a parceria entre a prefeitura e a entidade gestora fará com que o programa seja vitorioso na cidade”, afirmou Almirates.

O prefeito Rodrigo Agostinho aproveitou a ocasião para convidar o secretário a participar da tradicional Festa do Bauru, que acontece em agosto durante as festividades de aniversário da cidade. “Os sanduíches são preparados pelas entidades assistenciais da cidade, que dividem a renda da comercialização entre elas. Além de divulgar o famoso sanduíche, as entidades têm como reforçar o caixa para custeio das despesas administrativas, que hoje são bem altas”, explicou.

Bom Prato
Bom Prato é um programa de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social. Seu objetivo é ofertar alimentação balanceada e de qualidade a baixo custo, atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os restaurantes oferecem café da manhã: leite com café ou achocolatado, pão com manteiga, requeijão ou frios e uma fruta da estação pelo preço de R$ 0,50. O almoço, também completo, balanceado, com cardápio desenvolvido por nutricionistas custa somente R$ 1,00. O cardápio tem arroz, feijão, carne, legume, salada, suco e sobremesa.

Atualmente são 39 unidades instaladas na Capital, Região Metropolitana, litoral e interior paulista, totalizando mais de 65,7 mil refeições servidas por dia.

Os restaurantes também oferecem cursos profissionalizantes na área de gastronomia, através do Programa Via Rápida Emprego (da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia), além de inclusão digital e acesso gratuito à Internet por meio do Acessa São Paulo (da Secretaria de Gestão Pública), oportunizando aprendizagem, comunicação e lazer.

Ana Trigo
Fotos: Luiz Vicente Pereira