Secretaria de Desenvolvimento Social lança cursos para organizações não governamentais

Serão mais de 1300 pessoas capacitadas pela Escola de Desenvolvimento Social (Edesp), fortalecendo a rede assistencial dos 645 municípios paulistas

São Paulo, 09 de outubro de 2013 – A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp), lança mais de 1300 vagas do curso “ONGs e o Combate à Extrema Pobreza” para organizações não governamentais. A iniciativa é inédita. As inscrições foram preenchidas de acordo com as indicações das diretorias regionais, priorizando as entidades sociais cofinanciadas pelo Governo do Estado. A expectativa é fortalecer a rede assistencial dos 645 municípios paulistas.

Nos dias 10, 11, 17, 18, 22 e 25/10, das 9h às 17h, os participantes terão aulas por meio de videoconferências em 25 polos regionais ou por streaming em cinco locais (ferramenta similar a uma TV online). Também serão desenvolvidas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Portal Edesp, reforçando o aprendizado. A capacitação é realizada em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

O objetivo é capacitar e aprimorar o trabalho realizado pelas entidades, fortalecendo a mobilidade social da população mais pobre. No Estado, essa agenda é coordenada pelo programa São Paulo Solidário, iniciada em 2011. O curso abordará o papel das ONGs dentro da Política de Assistência Social em três módulos, totalizando 24 horas/aula.

Para acessar Cronograma do curso e Polos de transmissão, clique aqui.

Escola de Desenvolvimento Social
A Edesp foi criada em 29 de fevereiro de 2012 para desenvolver e oferecer cursos de aprimoramento, capacitação profissional e treinamento para gestores, técnicos e trabalhadores da área social que atuam em organizações públicas ou privadas. Os cursos são oferecidos diretamente ou por meio de instituições públicas ou privadas contratadas, conveniadas ou parceiras.

Atualmente, a Escola de Desenvolvimento Social oferece cursos na modalidade a distância, online ou semipresencial, por meio do Portal Edesp (www.edesp.sp.gov.br/portal/). As temáticas principais estão relacionadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ao Programa São Paulo Solidário.

O Portal da Edesp tem quatro macroações:

CURSOS ONLINE: há cinco opções de cursos de capacitação online, sobre temas que abordam a aplicação da Política Social e a Relação de Trabalho dos seus agentes em sua estrutura de suporte e operacionalização. São oferecidos minicursos mensais, com carga horária de 12h a 20h.
Modalidade: a distância.
Público-alvo: trabalhadores da área de Desenvolvimento Social que atuam nos municípios paulistas, incluindo profissionais de organismos não governamentais.

TUTORIAS ESPECIALIZADAS DE PRÁTICAS SOCIAIS: criadas para prover assistência aos cursistas, apoiada por equipe técnica especializada, com o objetivo de assegurar o aprendizado das temáticas tratadas em aula e construir um espaço para discussão das práticas requeridas na execução da Política de Assistência Social.
Modalidade: a distância.
Público-alvo: trabalhadores da Assistência Social dos municípios paulistas.

CURSOS SÃO PAULO SOLIDÁRIO: capacitar trabalhadores sociais relacionados ao Programa São Paulo Solidário, objetivando superar a extrema pobreza multidimensional e promover a mobilidade social das famílias paulistas.
Modalidade: semipresencial.
Público-alvo: servidores municipais e estaduais e atores da Assistência relacionados ao programa.

ONGs E O COMBATE À EXTREMA POBREZA: capacitar e aprimorar o trabalho das ONGs parceiras do Governo do Estado no programa São Paulo Solidário. O curso será desenvolvido em dois módulos, com carga horária de 24 horas/aula.
Modalidade: semipresencial.
Público-alvo: 1.312 profissionais do Terceiro Setor paulista.

Balanço
A Edesp oferece atualmente quatro cursos online, com aproximadamente 5 mil alunos  inscritos. São eles:

- NOB/RH (4 turmas);
- Tipificação da Assistência Social – Estudos de Caso (4 turmas)
- Supervisão da Rede Socioassistencial (4 turmas);
- O Papel dos Trabalhadores no Sistema Único de Assistência Social - Suas (1 turma).

O próximo curso online a ser oferecido será “Gestão de Cidades”. As inscrições podem ser feitas até 25/10. O curso tem início previsto para 05/11.

O Portal Edesp também ofertou videoconferências sobre o São Paulo Solidário, capacitando cerca de 950 trabalhadores municipais responsáveis pela execução e acompanhamento do programa.

Assim, a expectativa é capacitar mais de 7 mil pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos profissionais na área de Assistência em 2013.

Renata Gobatti