São José do Rio Preto sedia capacitação do “Programa Criança Feliz”

As ações visam o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a redução da desigualdade social nos municípios do Estado

São José do Rio Preto sedia capacitação do ?Programa Criança Feliz?

Nos dias 04 e 05/07/17 (terça-feira e quarta-feira) o município de São José do Rio Preto e mais 61 municípios das diretorias regionais de assistência social de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Fernandópolis, Franca e Ribeirão Preto participam da primeira etapa de capacitação do “Programa Criança Feliz”. A proposta do Seminário é sensibilizar os municípios para o desenvolvimento infantil e a importância de ações com foco na primeira infância por meio de intersetorialidade.

Na terça-feira (04/07), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro participou da abertura da capacitação que acontece na UNIP – Av. Presidente Juscelino K. de Oliveira, s/nº Jd Tarraf II, em São José Rio Preto.

O Programa Criança Feliz intensifica o acompanhamento de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 anos de idade, gestantes e crianças com até 6 anos que recebem o benefício de prestação continuada da Assistência Social. O programa que é Federal, conta com a participação do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (Seds).

Estão reunidos, prefeitos, profissionais da área social, saúde e educação que terão o papel fundamental para disseminar as ações do programa em seus municípios. As capacitações contínuas serão realizadas a partir das diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.

“Sabemos do impacto cognitivo e social ao investirmos fortemente em ações nos primeiros dias de vida das crianças. O Governo de São Paulo dá prioridade à todas as iniciativas que fortalecem a rede de atendimento na primeira infância e soma esforços com o Ministério do Desenvolvimento Social nesta iniciativa tão urgente e necessária para quem mais precisa”, afirma Floriano.

De acordo com a Lígia Pimenta, coordenadora do Programa Feliz no Estado de São Paulo, a intersetorialidade possibilitará o entendimento das necessidades das crianças e famílias que serão acompanhadas por visitadores. “Por meio das visitas domiciliares será possível identificar as vulnerabilidades sociais das famílias e apoiá-las para melhor acesso às redes de serviços e equipamentos”, ressalta a coordenadora Lígia.

Sobre o Programa:

O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. No Estado de São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, com estimativa de atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Um dos critérios para a participação dos municípios é dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); ter estrutura física adequada e a realização de atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Drads / Municípios:

Alta Noroeste (Araçatuba): Avanhandava, Birigui, Buritama, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis e Valparaíso;

Araraquara: Américo Brasiliense, Araraquara, Descalvado, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, São Carlos, Tabatinga e Taquaritinga;

Barretos: Barretos, Colina, Guaraci, Monte Azul Paulista, Olímpia e Severínia;

Fernandópolis: Santa Fé do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga;

Franca: Franca, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Restinga, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista;

Ribeirão Preto: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cravinhos, Guariba, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho;

SJRP: Catanduva, Irapuã, José Bonifácio, Mirassol, Monte Aprazível, Nova Granada, Novo Horizonte, Palestina e Tanabi.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131