São José do Rio Preto sedia capacitação do “Programa Criança Feliz”

As ações visam o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a redução da desigualdade social nos municípios do Estado

imagem

São José do Rio Preto sedia capacitação do ?Programa Criança Feliz?

imagem

São José do Rio Preto sedia capacitação do ?Programa Criança Feliz?

imagem

São José do Rio Preto sedia capacitação do ?Programa Criança Feliz?

imagem

São José do Rio Preto sedia capacitação do ?Programa Criança Feliz?

Nos dias 04 e 05/07/17 (terça-feira e quarta-feira) o município de São José do Rio Preto e mais 61 municípios das diretorias regionais de assistência social de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Fernandópolis, Franca e Ribeirão Preto participam da primeira etapa de capacitação do “Programa Criança Feliz”. A proposta do Seminário é sensibilizar os municípios para o desenvolvimento infantil e a importância de ações com foco na primeira infância por meio de intersetorialidade.

Na terça-feira (04/07), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro participou da abertura da capacitação que acontece na UNIP – Av. Presidente Juscelino K. de Oliveira, s/nº Jd Tarraf II, em São José Rio Preto.

O Programa Criança Feliz intensifica o acompanhamento de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 anos de idade, gestantes e crianças com até 6 anos que recebem o benefício de prestação continuada da Assistência Social. O programa que é Federal, conta com a participação do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (Seds).

Estão reunidos, prefeitos, profissionais da área social, saúde e educação que terão o papel fundamental para disseminar as ações do programa em seus municípios. As capacitações contínuas serão realizadas a partir das diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.

“Sabemos do impacto cognitivo e social ao investirmos fortemente em ações nos primeiros dias de vida das crianças. O Governo de São Paulo dá prioridade à todas as iniciativas que fortalecem a rede de atendimento na primeira infância e soma esforços com o Ministério do Desenvolvimento Social nesta iniciativa tão urgente e necessária para quem mais precisa”, afirma Floriano.

De acordo com a Lígia Pimenta, coordenadora do Programa Feliz no Estado de São Paulo, a intersetorialidade possibilitará o entendimento das necessidades das crianças e famílias que serão acompanhadas por visitadores. “Por meio das visitas domiciliares será possível identificar as vulnerabilidades sociais das famílias e apoiá-las para melhor acesso às redes de serviços e equipamentos”, ressalta a coordenadora Lígia.

Sobre o Programa:

O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. No Estado de São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, com estimativa de atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Um dos critérios para a participação dos municípios é dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); ter estrutura física adequada e a realização de atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Drads / Municípios:

Alta Noroeste (Araçatuba): Avanhandava, Birigui, Buritama, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis e Valparaíso;

Araraquara: Américo Brasiliense, Araraquara, Descalvado, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, São Carlos, Tabatinga e Taquaritinga;

Barretos: Barretos, Colina, Guaraci, Monte Azul Paulista, Olímpia e Severínia;

Fernandópolis: Santa Fé do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga;

Franca: Franca, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Restinga, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista;

Ribeirão Preto: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cravinhos, Guariba, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho;

SJRP: Catanduva, Irapuã, José Bonifácio, Mirassol, Monte Aprazível, Nova Granada, Novo Horizonte, Palestina e Tanabi.


Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
 

Assessoria de Imprensa

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131

socialsaopaulo@gmail.com

Voltar para o topo