Governo de SP entrega Centro de Convivência do Idoso em Lourdes, região de Araçatuba

No evento também aconteceu a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luzia Garcia de Jesus

O Centro de Convivência do Idoso (CCI Waldemar Garcia – Nego Garcia), no município de Lourdes, foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 6 de julho de 2017. O espaço fica instalado na Rua Pio Antunes de Figueiredo, 144. O município integra a Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS) de Araçatuba, responsável pelo acompanhamento das ações sociais em 43 municípios.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. No evento também aconteceu a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Luzia Garcia de Jesus.

O objetivo do Centro de Convivência do Idoso (CCI) é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades por meios das diversas atividades socioeducativas.

O Governo do Estado de São Paulo investiu o montante de R$ 250.000 mil para a manutenção e acolhimento dos idosos da região. “A entrega de 247 Centros de Convivência dos Idosos no Estado de São Paulo demonstra o quanto devemos investir no envelhecimento ativo, para que os idosos continuem participando da vida social com dignidade e integração”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

No Estado de São Paulo já foram inaugurados 302 equipamentos para idosos, sendo 247 CCIs e 55 CDIs. Os Centros Dia do Idoso (CDI) são específicos para idosos semi-idependentes, que passam o dia no espaço e retornam para casa no final do dia. O investimento total do governo estadual é de R$ 140.750.000,00, com mais de 78.000 mil atendidos.

Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa foi criado com o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Homenageado Waldemar Garcia

Waldemar Garcia nasceu em Alberto Moreira, distrito de Barretos, no dia 19 de maio de 1930. Casou-se com Irací da Silva Garcia, com quem teve dois filhos, José Antônio e Marlene. Viúvo, e com seus filhos ainda pequenos, mudou-se para Vila Lourdes onde se casou novamente com Clarinda Olímpia da Silva Garcia. Com ela, teve mais uma filha: Valdinéia de Azevedo.

Foi agricultor durante muitos anos e, como membro do Clube da Terceira Idade, foi atuante, exercendo vários cargos na diretoria e trabalhando com afinco na realização dos eventos do grupo.

Era um integrante querido por todos e carinhosamente chamado de “Tio Nego”. Faleceu no dia 19 de outubro de 2011, deixando uma imensa saudade entre seus familiares e amigos.