SP cria primeiro sistema do País que visa aprimorar atendimento à população em vulnerabilidade social

SigSUAS tornará a gestão da política de assistência social mais rápida, transparente e menos burocrática; série de capacitações começou na terça-feira (12/09)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) cria primeira ferramenta que tornará a gestão da política de assistência social mais ágil, mais transparente e menos burocrática. O SigSUAS (Sistema de Informações para Gestão do SUAS) vai aprimorar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade e agilizará a rotina de quase 10 mil profissionais que atuam na Assistência Social no Estado.

A série de capacitações com cerca de 80 profissionais, para uso da ferramenta, iniciou na terça-feira, dia 12 de setembro de 2017. O SigSUAS deve ser implementado no começo de 2018 e permitirá que haja melhor uso dos recursos públicos.

Por meio do sistema, os técnicos municipais, estaduais, dos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Conselhos Estaduais de Assistência Social poderão registrar suas visitas de monitoramento e acompanhamento. Ao encontrar qualquer situação inadequada, poderão solicitar a elaboração de um plano de providências ao município e um plano de apoio ao Estado, para resolução das irregularidades.

 

“O SigSUAS permitirá acompanhar em tempo real todas as situações que necessitam ser adequadas para melhor atender os usuários da política de assistência social e, com isso, os problemas podem ser resolvidos de forma mais rápida”, esclarece o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi instituído em 2005 e tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social.

De acordo com o coordenador da CGE (Coordenadoria de Gestão Estratégica), da SEDS, João Rafael Calvo da Silva, este é um sistema pioneiro, fruto de estudos e avaliações da CGE, junto às áreas técnicas da SEDS. “O SigSUAS poderá servir como modelo para os demais Estados, possibilitando o controle de uma série de trabalhos integrados em uma ferramenta complexa, mas de fácil acesso e simples utilização”, finaliza.

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131

socialsaopaulo@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar para o topo