Governo de SP inaugura Bom Prato de Barretos

A 53ª unidade no Estado é ao lado do Hospital do Câncer e serviu 1.800 refeições diárias

Governo de SP inaugura Bom Prato de Barretos / Foto: Governo do Estado de SP

Na terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2018, o Governo de São Paulo inaugurou o 53º restaurante popular Bom Prato do Estado, na cidade de Barretos. O evento teve a participação do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. A unidade está localizada na Avenida Antenor Duarte Vilela, s/nº, no bairro Dr. Paulo Prata, ao lado do Hospital do Câncer de Barretos.

Na inauguração, o cardápio foi: arroz, feijão, cupim ao molho madeira com champignon, jardineira de legumes (brócolis, cenoura e bata doce), salada de repolho bicolor ao vinagrete, maçã como sobremesa, e suco de laranja.

O Bom Prato José Vieira Machado serve 1.800 refeições, sendo 1.500 no almoço, por R$ 1,00; e 300 no café da manhã, por R$ 0,50. Crianças até seis anos têm a refeição gratuita. O espaço tem 210 lugares, sendo 12 com acessibilidade.

O restaurante funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h, no café da manhã; e a partir das 10h30 até o término da cota diária no almoço. A entidade responsável pela unidade é AELESAB (Programas de Integração e Assistência Social à Criança e Adolescente).

O Governo do Estado de São Paulo investiu, no total, o valor de R$ 1,9 milhão no programa. Destes, mais de R$ 581,2 mil foram para a implantação, e mais de R$ 1,3 mil para o custeio de refeições, no período de 12 meses. O investimento da Prefeitura de Barretos foi de R$ 900 mil para a implantação e R$ 375 mil para custear as refeições por 12 meses, totalizando R$ 1,2 milhão.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, garantir a segurança alimentar das pessoas é a prioridade do programa do governo estadual. “O Bom Prato é o maior e mais importante programa de segurança alimentar do País. Agora, a população de Barretos e aqueles que frequentam o Hospital do Câncer terão uma alimentação de qualidade, saudável e com preço acessível”.

Sobre o Bom Prato

Criado há 17 anos, a rede de restaurantes populares oferta alimentação balanceada e de qualidade (almoço e café da manhã) com foco na população de baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No Estado de São Paulo, o Bom Prato é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e servirá, a partir de agora, cerca de 90 mil refeições. Desde a inauguração em 2000, já serviu mais de 195 milhões de refeições e investiu mais de R$ 540 milhões no programa.

Serão 53 unidades em funcionamento, sendo 22 localizadas na Capital, nove na Grande São Paulo, seis no litoral e 16 no interior. O almoço, com 1.200 calorias, é composto por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa.

O café da manhã, de 400 calorias em média, é oferecido leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. Em setembro de 2011, o café da manhã foi implantado em todos os restaurantes.

Sobre o homenageado

José Vieira Gonçalves, conhecido como Zé Barbeiro, nasceu em 9 de março de 1939, na cidade de Barretos. Filho dos imigrantes portugueses Francisco Gonçalves e Elvira Vieira Henrique, teve seis irmãos.

Aos 13 anos, começou a trabalhar no salão de barbeiros de seu pai, como engraxate. Depois, foi apresentado ao universo dos pentes, das tesouras e das navalhas, pegando gosto pelo ofício que exerceu durante 60 anos. Ao casar-se montou o próprio espaço.

Casou-se aos 25 anos com Zilda Santana Gonçalves, com quem teve três filhos: Márcia Santana Gonçalves Dutra, Wilson José Santana Gonçalves e Edilson Santana Gonçalves. Além disso, teve sete netos: Thiago Luiz Gazeta, Raphael Gonçalves Dutra, Ronaldo Gonçalves Dutra, Francielly Ferreira Gonçalves, Guilherme Ferreira Gonçalves, Rebeca Lopes Gonçalves e Rhayssa Ferreira Gonçalves.

O futebol também foi sua grande paixão, atuando como diretor do time Nogueira, nos anos 80. Também foi torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube e acompanhava o BEC, o famoso Touro do Vale.

Era um homem de família, alegre e de bem com a vida. José Vieira Gonçalves faleceu em 2016. Seu ensinamento é a certeza de que é possível superar todas as dificuldades.

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131