Programa Criança Feliz em Jundiaí é destaque em publicação da Fundação Bernard Van Leer

Em São Paulo, 217 municípios aderiram ao programa, totalizando 8.501 indivíduos assistidos em todo o estado

imagem

Seds promove encontro com visitadores do Criança Feliz no município de Jundiaí

imagem

Seds promove encontro com visitadores do Criança Feliz no município de Jundiaí

imagem

Seds promove encontro com visitadores do Criança Feliz no município de Jundiaí

A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu nesta segunda-feira (14/5), o encontro com visitadores do Criança Feliz, do município de Jundiaí, e representantes da Fundação Bernard Van Leer, que produz reportagem sobre a atuação Programa, na promoção do desenvolvimento humano, a partir do apoio e acompanhamento integral na Primeira Infância. As informações apuradas no período entre 14 e 16 de maio irão compor o capítulo de uma publicação da Fundação. No Brasil, foram selecionados 13 estados, entre eles, São Paulo.

Em São Paulo, dos 353 municípios elegíveis, 217 municípios aderiram à proposta e já executam o Criança Feliz, totalizando o número de 8.501 indivíduos assistidos em todo o estado. A equipe conta com 217 Coordenadores, 220 supervisores capacitados e 1.504 visitadores previstos até o final de 2018.

A equipe da Fundação ouviu os entrevistadores e a equipe técnica. Os visitadores construíram uma maquete de Prototipagem sobre o território, apresentaram como vivenciam as visitas e, em entrevista ao Jornalista Aureliano Biancare, fizeram a exposição de seus desafios, oportunidades e aprendizagens do Programa. A programação prevê entrevista com a equipe técnica, visitas ao território e a algumas das famílias atendidas pelo programa. A questão acadêmica será abordada junto às Universidades que formam os visitadores, dentre as quais, a Universidade Anhanguera.

A coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz, Ligia Rosa Rezende Pimenta, considera que essa visita valoriza a evolução que o programa vem conseguindo. “É perceptível o desenvolvimento do Criança Feliz e pudemos constatar por meio da capacitação técnica das equipes e como esse desdobramento está sendo efetivo junto aos visitadores. A equipe de Jundiaí mostrou desenvoltura, trouxe questionamentos e deixou claro a importância de fortalecer a rede para atuar no território. As famílias tendem a ganhar ainda mais com a vivacidade que eles trazem e a forma como demonstram se preocupar com a fidelização das famílias”.

Nádia Taffarello Soares, coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz em Jundiaí, comemora a escolha da Van Leer. "Isso é muito gratificante. As equipes demonstram total entrega para o Programa e temos, junto à Secretaria Municipal de Saúde, promovido outras capacitações aos técnicos e visitadores, como o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. Buscamos o apoio das Universidades para que nossos visitadores tenham acesso ao máximo de informações e insumos. Acreditamos, assim, estar colaborando para a formação deste grupo que interage diretamente com as famílias e com a oportunidade de estar com os cuidadores em busca de fortalecer os vínculos".

Sobre a Fundação Bernard Van Leer

Entidade privada holandesa, que desenvolve e compartilha conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância, e disponibiliza indicadores sobre as condições de vida de crianças em diferentes aspectos, como saúde, educação, uso da cidade, infraestrutura e planejamento urbano, consumo responsável, cultura, esporte, economia criativa e sustentável e equidade social. A fundação também fornece apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e das suas famílias.

Voltar para o topo