Programa Criança Feliz em Jundiaí é destaque em publicação da Fundação Bernard Van Leer

Em São Paulo, 217 municípios aderiram ao programa, totalizando 8.501 indivíduos assistidos em todo o estado

Seds promove encontro com visitadores do Criança Feliz no município de Jundiaí

A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu nesta segunda-feira (14/5), o encontro com visitadores do Criança Feliz, do município de Jundiaí, e representantes da Fundação Bernard Van Leer, que produz reportagem sobre a atuação Programa, na promoção do desenvolvimento humano, a partir do apoio e acompanhamento integral na Primeira Infância. As informações apuradas no período entre 14 e 16 de maio irão compor o capítulo de uma publicação da Fundação. No Brasil, foram selecionados 13 estados, entre eles, São Paulo.

Em São Paulo, dos 353 municípios elegíveis, 217 municípios aderiram à proposta e já executam o Criança Feliz, totalizando o número de 8.501 indivíduos assistidos em todo o estado. A equipe conta com 217 Coordenadores, 220 supervisores capacitados e 1.504 visitadores previstos até o final de 2018.

A equipe da Fundação ouviu os entrevistadores e a equipe técnica. Os visitadores construíram uma maquete de Prototipagem sobre o território, apresentaram como vivenciam as visitas e, em entrevista ao Jornalista Aureliano Biancare, fizeram a exposição de seus desafios, oportunidades e aprendizagens do Programa. A programação prevê entrevista com a equipe técnica, visitas ao território e a algumas das famílias atendidas pelo programa. A questão acadêmica será abordada junto às Universidades que formam os visitadores, dentre as quais, a Universidade Anhanguera.

A coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz, Ligia Rosa Rezende Pimenta, considera que essa visita valoriza a evolução que o programa vem conseguindo. “É perceptível o desenvolvimento do Criança Feliz e pudemos constatar por meio da capacitação técnica das equipes e como esse desdobramento está sendo efetivo junto aos visitadores. A equipe de Jundiaí mostrou desenvoltura, trouxe questionamentos e deixou claro a importância de fortalecer a rede para atuar no território. As famílias tendem a ganhar ainda mais com a vivacidade que eles trazem e a forma como demonstram se preocupar com a fidelização das famílias”.

Nádia Taffarello Soares, coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz em Jundiaí, comemora a escolha da Van Leer. "Isso é muito gratificante. As equipes demonstram total entrega para o Programa e temos, junto à Secretaria Municipal de Saúde, promovido outras capacitações aos técnicos e visitadores, como o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. Buscamos o apoio das Universidades para que nossos visitadores tenham acesso ao máximo de informações e insumos. Acreditamos, assim, estar colaborando para a formação deste grupo que interage diretamente com as famílias e com a oportunidade de estar com os cuidadores em busca de fortalecer os vínculos".

Sobre a Fundação Bernard Van Leer

Entidade privada holandesa, que desenvolve e compartilha conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância, e disponibiliza indicadores sobre as condições de vida de crianças em diferentes aspectos, como saúde, educação, uso da cidade, infraestrutura e planejamento urbano, consumo responsável, cultura, esporte, economia criativa e sustentável e equidade social. A fundação também fornece apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e das suas famílias.