Município de Tremembé ganha Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Cidade será beneficiada com um espaço com capacidade para acolher até 200 idosos acima de 60 anos; número de denúncias de violência contra idosos mais que dobrou na cidade

Município de Tremembé ganha Centro de Convivência do Idoso (CCI

No dia 06 de outubro, às 11h, o Governo de São Paulo entregou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Tremembé, no Vale do Paraíba. O equipamento, localizado à rua Lorena, 180 – Parque Nossa Senhora da Glória, atenderá cerca de 200 idosos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade de Tremembé, o Governo Estadual investiu o montante de R$ 250 mil e a contrapartida da prefeitura foi de R$ 184.911,30 mil.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

Segundo o Disque 100, o número de denúncias de violência contra os idosos em Tremembé mais que dobrou entre 2017 e 2018. Os tipos de violência mais comuns relatados foram negligência, violência física, violência psicológica e abuso financeiro. “Com certeza, o número de denúncias não corresponde à realidade, pois nem todo idoso tem coragem de denunciar seus agressores. Exatamente para mudar esse cenário é que temos investido em equipamentos, como os CCIs, que sejam capazes de ajudar no empoderamento do idoso”, refletiu o Secretário de Estado, Gilberto Nascimento Junior.

O Governo de São Paulo entregou 59 Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e outros 130 estão em execução. Além disso, entregou 60 Centros Dia do Idoso (CDIs) destinados a idosos semidependentes, e mais 29 estão em execução. O Estado conta também com 210 equipamentos que funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs. Ao todo, são 329 equipamentos no Estado.

De acordo com o Secretário, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este que inauguramos hoje possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo uma vida digna e mais saudável”, afirmou.

Sobre o Programa ‘SP Amigo do Idoso’

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretarias voltadas à proteção, educação, saúde e à participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131