Município de Tremembé ganha Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Cidade será beneficiada com um espaço com capacidade para acolher até 200 idosos acima de 60 anos; número de denúncias de violência contra idosos mais que dobrou na cidade

imagem

Município de Tremembé ganha Centro de Convivência do Idoso (CCI

imagem

Município de Tremembé ganha Centro de Convivência do Idoso (CCI

imagem

Município de Tremembé ganha Centro de Convivência do Idoso (CCI

No dia 06 de outubro, às 11h, o Governo de São Paulo entregou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Tremembé, no Vale do Paraíba. O equipamento, localizado à rua Lorena, 180 – Parque Nossa Senhora da Glória, atenderá cerca de 200 idosos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade de Tremembé, o Governo Estadual investiu o montante de R$ 250 mil e a contrapartida da prefeitura foi de R$ 184.911,30 mil.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

Segundo o Disque 100, o número de denúncias de violência contra os idosos em Tremembé mais que dobrou entre 2017 e 2018. Os tipos de violência mais comuns relatados foram negligência, violência física, violência psicológica e abuso financeiro. “Com certeza, o número de denúncias não corresponde à realidade, pois nem todo idoso tem coragem de denunciar seus agressores. Exatamente para mudar esse cenário é que temos investido em equipamentos, como os CCIs, que sejam capazes de ajudar no empoderamento do idoso”, refletiu o Secretário de Estado, Gilberto Nascimento Junior.

O Governo de São Paulo entregou 59 Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e outros 130 estão em execução. Além disso, entregou 60 Centros Dia do Idoso (CDIs) destinados a idosos semidependentes, e mais 29 estão em execução. O Estado conta também com 210 equipamentos que funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs. Ao todo, são 329 equipamentos no Estado.

De acordo com o Secretário, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este que inauguramos hoje possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo uma vida digna e mais saudável”, afirmou.

 

Sobre o Programa ‘SP Amigo do Idoso’

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretarias voltadas à proteção, educação, saúde e à participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131

socialsaopaulo@gmail.com

Voltar para o topo