Município de Itaporanga, região de Avaré, ganha Centro de Convivência do Idoso

Os idosos da cidade serão beneficiados com o CCI com capacidade para acolher até 200 idosos acima de 60 anos

Município de Itaporanga, região de Avaré, ganha Centro de Convivência do Idoso

No 25 de setembro, às 09h30, o Governo de São Paulo entregou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Itaporanga. O equipamento, localizado na Rua Pedro Alcântara de Morais - S/Nº, atenderá cerca de 200 idosos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade, o governo estadual investiu o montante de R$ 250 mil e a contrapartida da prefeitura foi de R$ 29,506 mil.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

O Governo de São Paulo entregou 57 Centros de Convivência do Idoso e outros 132 estão em execução. Além disso, o Estado conta com 210 equipamentos que funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs e 60 Centros Dia do Idoso, totalizando 327 em São Paulo.

De acordo com o secretário Gilberto Nascimento Junior, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este que inauguramos hoje possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131