Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Nova Europa

A cidade será beneficiada com o CCI, com capacidade para acolher até 200 idosos acima de 60 anos

Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Nova Europa

Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Nova EuropaGoverno de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Nova Europa

Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Nova Europa

No dia 13 de dezembro, às 14h30, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Gilberto Nascimento Jr, ao lado do prefeito Luiz Carlos dos Santos inauguraram o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Nelson Fortunato”, em Nova Europa. O equipamento, localizado à Rua da Preguiça, 02, Portal dos Lírios, atenderá cerca de 200 idosos independentes a partir dos 60 anos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade de Nova Europa, o governo estadual investiu o montante de R$ 250 mil., com contrapartida de R$ 236.419,51 da Prefeitura.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

Desde 2010, o Estado de São Paulo já viabilizou a construção de:

• 60 CDIs destinados a idosos semidependentes (temos mais 30 em execução).
  • 59 Centros de Convivência do Idoso (CCIs), que oferecem serviços para idosos autônomos (temos mais 130 em execução).
  • Outros 210 equipamentos funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs.

De acordo com o secretário Gilberto Nascimento Junior, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”, afirmou.

No Estado de São Paulo, a população idosa representa 14% da população ou cerca de 6.119.022 de pessoas com mais de 60 anos. A projeção para 2030 é de 9.316.614 (Fonte: SEADE). Já a cidade de Nova Europa tem uma população de  11.013  habitantes (pela estimativa IBGE de 2018), dos quais 998 são idosos.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Fone: (11) 2763-8323 / (11) 2763-8131