Recomeço

PROGRAMA RECOMEÇO – UMA VIDA SEM DROGAS

O que é?

È um programa que promove ações preventivas do uso indevido de substâncias psicoativas, o enfrentamento ao tráfico de drogas, controle e requalificação de territórios específicos, oferece acesso à Justiça e à Cidadania, apoio socioassistencial e tratamento médico aos dependentes de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade.

Objetivo

Proporcionar condições para uma vida saudável e digna à população do Estado de São Paulo e auxiliar os dependentes de substâncias psicoativas, seus familiares e comunidade a trilharem da melhor maneira possível o caminho para recuperação e retorno a uma vida plena.

A quem se destina

A todas as pessoas expostas ao risco, uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas no Estado de São Paulo, incluindo seus familiares e comunidade.

Estratégia

Promover, articular e executar ações nos cinco eixos temáticos:

  1. Prevenção

  2. Tratamento

  3. Reinserção Social e Recuperação

  4. Controle e requalificação dos territórios degradados

  5. Acesso à Justiça e Cidadania

Atuação

Atua por meio da conjugação de ações de Secretarias, órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado e dos Municípios, com a participação da sociedade civil, bem como de outras entidades nacionais ou internacionais fora da esfera pública com interesses convergentes aos objetivos do programa, em conformidade com as políticas setoriais afins de âmbito nacional, estadual e municipal.

Princípios

- Oferecer tratamento adequado e igualitário aos usuários e dependentes químicos.

- Desenvolver ações intersecretariais e intersetoriais.

- Identificar e adequar as ações do Programa Recomeço às demandas territoriais, às características etárias, culturais e de gênero.

- Monitorar e divulgar periodicamente com avaliação quantitativa e qualitativa das ações do Programa Recomeço.

- Desenvolver o protagonismo das comunidades e famílias no enfrentamento às drogas.

Casa de Passagem

Na quinta-feira, dia 23 de março de 2017, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, inaugurou a Casa de Passagem Programa Recomeço, que atenderá exclusivamente usuários de substâncias psicoativas. 

O local vai abrigar homens maiores de 18 anos que se encontram em situação de rua ou com vínculos familiares fragilizados, e que estejam associados às ações estaduais de enfrentamento ao uso de drogas, especialmente o crack.

A casa de passagem fica na Rua Fortunato, 117 - Santa Cecília - São Paulo - SP.

Principais Números de Atendimento do Programa Recomeço: 2013 a 2016 - clique aqui

Acesse o site do Programa Recomeço: www.programarecomeco.sp.gov.br

DISQUE RECOMEÇO: 0800 227 2863