Como podemos ajudar você?
Publicado em 24/06/2021

A garantia da segurança alimentar por meio do leite

A garantia da segurança alimentar por meio do leite

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite é um alimento rico em vitaminas, proteínas e minerais, além de cálcio. Seu consumo recorrente pode diminuir as chances de desenvolvimento de diversas doenças, como diabetes tipo 2, doença do coração, obesidade e osteoporose. Não é à toa que a bebida é uma das primeiras fontes de nutrientes que se consome ao nascer.

Em 24 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Leite, e nada mais justo do que celebrar valorizando algo que contribui para o desenvolvimento da população. Este dia é fundamental para que se crie uma consciência dos benefícios que o consumo deste alimento natural pode proporcionar em diferentes fases da vida.

Para as crianças, por exemplo, é através da amamentação que elas recebem os nutrientes necessários para seu desenvolvimento saudável e fortalecimento de seu sistema imunológico.

O leite também possui outros nutrientes importantes para serem consumidos na infância, como a vitamina A, que combate doenças de pele e melhora a visão, e vitaminas do complexo B, que protegem da anemia.

Por ser rico em cálcio, o leite é uma bebida essencial para os idosos também, sendo ideal para o fortalecimento ósseo e evitando doenças como a osteoporose, além de um ótimo aliado no controle da hipertensão.

No Estado de São Paulo, crianças e idosos podem contar com o Vivaleite, maior programa de distribuição de leite pasteurizado do Brasil, com cerca de 1 bilhão de litros de leite já entregues desde sua criação, em 2000.

Essa é a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses, e idosos acima de 60 anos e em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar que, durante a pandemia da Covid-19, a ampliação do programa reforçou a alimentação de todos os idosos residentes nos mais de 500 abrigos para idosos pelo Estado paulista.

O Dia Internacional do Leite, o Governo do Estado renova seu compromisso em seguir trabalhando no enfrentamento à fome e para assegurar a proteção social da população mais fragilizada.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social