Publicado em 04/07/2020

A tecnologia como aliada no desenvolvimento social

O ano de 2020 está sendo marcado por encontros, reuniões, festas virtuais e o que mais possa ser feito por meio de aparelhos eletrônicos. A cada dia que passa, a tecnologia está mais avançada e se tornando mais necessária em nosso cotidiano. Desde a chegada da Covid-19, o isolamento social se fez essencial para a saúde da população, acabou afastando as pessoas umas das outras, o que não se tornou um empecilho para quem faz questão de estar sempre presente. O distanciamento físico foi e está sendo apenas físico graças ao avanço tecnológico.

Nova realidade

Nós, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) também nos adaptamos, não apenas às reuniões online, mas também pensarmos em novos formatos para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Nosso trabalho não podia parar e precisávamos alcançar um grande público do Estado, até aqueles com um acesso escasso à tecnologia já que, em recente pesquisa do TIC Domicílios, que mapeia o acesso às tecnologias da informação e comunicação nos domicílios do país, foi relatado que um a cada quatro brasileiros não possui acesso à internet.

Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego na região sudeste do Brasil aumentou para 12,4% no primeiro trimestre de 2020 e estamos fazendo o possível para atender o maior número de famílias e pessoas que estão enfrentando o desemprego e a vulnerabilidade social, sendo a segurança alimentar uma das maiores prioridades.

Uso da tecnologia

Desde o início do mês de julho, os restaurantes Bom Prato passaram a servir refeições gratuitas para pessoas em situação de rua e para isso, foi utilizado um sistema desenvolvido em parceria com a Prodesp, que permite que a Secretaria tenha um maior controle em relação à distribuição das refeições por meio de um cartão com QR Code. Já são 44 unidades que aderiram à esta ação em 20 municípios do Estado.

Outra preocupação é a respeito dos estudantes da rede estadual, cuja as aulas estão suspensas. Os jovens que recebem o Bolsa Família ou que estejam em situação de extrema pobreza, se cadastrados no CadÚnico, são beneficiados com R$ 55 para garantir suas merendas, que antes eram servidas nas escolas. Para isso, é preciso que o responsável pelo estudante baixe o aplicativo PicPay. Mais uma ação que não seria realizada se não fosse pela adaptação tecnológica que o Governo de SP e a sociedade está passando.

Antes do início da pandemia, já era comum usar um sistema por geolocalização quando se trata do Vivaleite, para que os beneficiários pudessem conferir qual entidade é a mais próxima para a retirada do leite. O Alimento Solidário, ação criada pensando na segurança alimentar de mais de 1 milhão de famílias, também adotou a tecnologia e via rastreamento, acompanhou cada entrega. Todos os caminhões que participam das entregas das cestas de alimentos são acompanhados em tempo real.

Um grande exemplo em relação à adaptação da Secretaria no meio tecnológico são os cursos online. Frequentemente a Edesp ministrava aulas no auditório da SEDS, mas como o encontro presencial deixou de ser uma opção, o melhor jeito de manter a ativa foi com as lives e cursos online sobre prevenção ao uso de drogas ou a respeito do papel do Sistema Único de Assistência Social. Nesse período, já foram expedidos mais de mil certificados.

Estes são alguns exemplos de como a tecnologia pode e deve ser usada de forma saudável. Ela é uma aliada para que possamos alcançar ainda mais pessoas. O foco do desenvolvimento social é prestar assistência à pessoas que estão enfrentando a vulnerabilidade social e a partir dessa experiência e avanço que tivemos, poderemos fazer isso de forma ainda mais abrangente e eficiente.