Como podemos ajudar você?
Publicado em 28/07/2021

Ação ‘Noites Solidárias’ busca amenizar o frio da madrugada para população em situação de rua

Ação ‘Noites Solidárias’ busca amenizar o frio da madrugada para população em situação de rua

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (28/07), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, uma ação que visa a garantia da proteção social e segurança alimentar de pessoas em situação de rua em todo o território paulista, o ‘Noites Solidárias’. Essa é uma iniciativa das Secretarias de Desenvolvimento Social, Transportes, Segurança Pública, Fundo Social, Defesa Civil, Sabesp e o Exército Brasileiro. 

Entre 28 e 31 de julho, a ação vai oferecer acolhimento emergencial para 400 pessoas na estação Pedro II do metrô (linha vermelha, próximo à praça da Sé). A partir das 20h até às 8h da manhã do dia seguinte, o abrigo, exclusivamente masculino, disponibiliza alimentação e água potável, colchões e cobertores, e 20 banheiros químicos para todos. 

A segurança da região e dentro da estação estará reforçada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Guarda Civil Metropolitana, contando ainda com uma equipe do Padre Julio Lancelotti, que irá pernoitar com os abrigados para auxiliar no acolhimento de todos.

“As ações em prol da população em maior fragilidade são pautas constantes na agenda do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, sempre preocupados em atender com celeridade às necessidades dessa parcela da sociedade, sobretudo diante da crise sanitária agravada pela intensa frente fria que enfrentamos neste inverno”, evidencia Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. 

A campanha Inverno Solidário entrega 83 mil cobertores térmicos, 2.300 de agasalhos e 23.000 pares de meias, que vão aquecer e amparar à população em situação de rua nas noites frias que estão chegando nos municípios paulistas. Além da abertura imediata de 2 mil novas vagas em alojamentos provisórios de 134 municípios paulistas. O investimento do Governo do Estado é de R$ 3,7 milhões.

Pensando na segurança alimentar da população em maior vulnerabilidade, os restaurantes Bom Prato irão servir 3 mil sopas por noite durante o mês de agosto, reforçando a alimentação e acalentando a população (unidades Brás, São Mateus, Perus, São José dos Campos, Taubaté, Capão Redondo, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra, Itapevi, Santana). Além disso,a medida da gratuidade para a população em situação de rua está prorrogada, também até o final do mês.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social