Como podemos ajudar você?

Acessuas Trabalho

O Acessuas Trabalho é um programa do Governo Federal que visa promover o acesso e a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho. No Estado de São Paulo, são 63 municípios, de 22 Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS, que fizeram adesão ao Programa.

O programa oferece um conjunto de ações, divididas em quatro eixos:

Identificação e sensibilização do público-alvo: O programa identifica o público-alvo e o sensibiliza sobre o programa, suas ações, objetivos e resultados esperados.

Desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho: O programa oferece um ciclo de oficinas que busca contribuir para a identificação de interesses e habilidades dos participantes, com vistas ao seu desenvolvimento, possibilitando sua aplicação em oportunidades profissionais com as quais se identifiquem, bem como fortalecendo o protagonismo dos participantes na sua trajetória no mundo trabalho.

Acesso a oportunidades: O programa mapeia no território oportunidades ligadas à inclusão produtiva, assistência social e outras políticas, para encaminhar os participantes, de acordo com os seus interesses, suas demandas e as potencialidades locais.

Monitoramento do percurso do usuário: O programa acompanha o desenvolvimento dos usuários durante a trajetória iniciada no ciclo de oficinas.

O público-alvo do programa são pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, de 14 a 64 anos. Têm prioridade as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, usuárias de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, com atenção especial para os seguintes segmentos:

  • Pessoas com deficiência, em especial beneficiárias do BPC
  • Migrantes e refugiados, em especial os que se encontram em serviço de acolhimento
  • Adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos
  • Adolescentes e jovens no serviço de acolhimento e egressos
  • Adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias
  • Famílias com pessoas em situação de privação de liberdade e indivíduos egressos do sistema penal
  • Pessoas retiradas do trabalho escravo e do tráfico de pessoas
  • Mulheres em situação de violência
  • População em situação de rua
  • População de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo e assexuais – LGBTQIA+

 

O Acessuas Trabalho é uma importante ferramenta para promover a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece um conjunto de ações que visam apoiar os participantes em sua trajetória para o mundo do trabalho, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.