Como podemos ajudar você?

Residências Inclusivas

É uma modalidade de acolhimento exclusiva para pessoas com deficiência no âmbito da assistência social. Ela se destina a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.

Diferente dos grandes abrigos, a residência inclusiva deve ser uma casa inserida na comunidade, de padrão similar ao de uma residência familiar. O objetivo é romper com estigmas segregadores de atendimento, garantindo a este público atenção personalizada e condições mais dignas de acolhimento.

Nesta perspectiva, as residências inclusivas são importantíssimas para possibilitar a saída de pessoas com deficiência que vivem há muitos anos em grandes abrigos para uma condição mais qualificada de acolhimento, sendo este um dos públicos prioritários.

 

Mudança de padrão

Este procedimento de superação gradativa da logica asilar de acolhimento é chamado de processo de reordenamento. Ele busca substituir os abrigões totalizantes por unidades de atendimento inseridas na comunidade e articuladas com demais serviços.

A mesma residência deve ser ocupada por pessoas de diferentes graus de dependência e diferentes tipos de deficiência, evitando-se especializações

A residência inclusiva está prevista como modalidade de acolhimento provisória, devendo ser excepcionalmente de longa permanência – ainda que a perspectiva de desligamento de parcela relevante da população atendida nestas unidades seja distante, precisa haver trabalho social permanentemente voltado para a construção progressiva da autonomia, da participação e da inclusão social.

Em razão disso, a exigência de que sejam elaborados Planos Individuais de Atendimento e de que haja uma equipe técnica habilitada a acompanhar a construção e o desenvolvimento destes projetos, que podem ser gerenciados pelo poder público municipal (execução direta) ou em parceria com entidades privadas de assistência social (execução indireta). Em quaisquer hipóteses o acolhimento deve ser gratuito.

 

Capacidade: Até 10 pessoas

Público: Jovens e adultos com deficiência e em situação de dependência.

  • https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/caderno_residencias_inclusivas_perguntas_respostas_maio2016.pdf
  • https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf
  • https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/NOBSUAS_2012.pdf
  • https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/turismo-acessivel/Cartilha_Plano_Viver_sem_Limite.pd