Como podemos ajudar você?
Publicado em 26/08/2021

Agosto Lilás: saiba identificar os tipos de violência contra a mulher

 

 

 

 

 

 

 

 

O mês de agosto, além de ter uma data voltada ao aniversário da Lei Maria da Penha, coloca em pauta uma campanha que tem por objetivo o debate de temas relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade acerca deste tema.

A campanha nasceu em 2016, justamente para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, prevendo ações de mobilização em prol do fortalecimento e consolidação do enfrentamento desta violência.

Confira os tipos de violência contra a mulher e atente-se aos sinais:

Violência física

Entendida como qualquer ação que venha a ferir a integridade e/ou saúde corporal das vítimas, tal como espancamento, sufocamento, lesões e arremesso de objetos, entre outros.

Violência psicológica

Apesar de não deixar marcas, são consideradas atitudes que causam danos, humilhações e diminuição moral, que visam o controle do comportamento, ações e decisões da mulher. Para exemplificar, são ameaças, manipulação, insultos, proibição e diversas outras atitudes.

Violência sexual

Trata-se do ato de forçar a mulher a presenciar ou participar de relações sexuais não consentidas, incluindo estupro, impedimento do uso de métodos contraceptivos, forçar a mulher a abortar ou a manter a gravidez, além do casamento e prostituição.

Violência patrimonial

Neste tipo, o agressor destrói bens, documentos pessoais, instrumentos de trabalho e recursos econômicos necessários à mulher. Pode-se incluir o controle sobre o dinheiro da mesma, o não pagamento de pensão alimentícia, furto, estelionato, privação de bens e  danos propositais a objetos de valor.

Violência moral

Inclui qualquer ação que configure calúnia, difamação ou injúria, tais como acusações de traição, exposição da intimidade da mulher, rebaixá-la perante xingamentos que coloquem em dúvida sua índole, críticas mentirosas, entre outras coisas.

Não deixe que mais nenhuma mulher seja vítima de qualquer tipo de agressão. Quando se fala em violência doméstica, trata-se também das milhares de mulheres que perdem suas vidas todos os dias. Por isso, não deixe de denunciar caso tenha conhecimento de algum caso.

Leia também:

Meta a colher: a busca pelo fim da violência doméstica

Violência contra a mulher é preocupante durante a pandemia

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social