Publicado em 30/08/2021

As lições da extensa carreira do nosso ‘Paulinho’

É difícil quem trabalhe na Secretaria de Desenvolvimento Social e não reconheça o nome “Paulinho” de longe. Formado em Administração e há mais de 40 anos sendo funcionário público nesta pasta, ele conta neste Histórias que Inspiram como foi o início de sua carreira e o que pretende passar para as pessoas que estão começando suas vidas profissionais agora.

Aos 69 anos e fazendo parte da Coordenadoria de Administração de Fundos e Convênios, o primeiro passo da carreira de Paulo de Campos foi aos 20 anos, como estagiário no Hospital Emílio Ribas. “Fiz um concurso para a Secretaria da Saúde, onde fui técnico de material e depois, prestei outro concurso para a Secretaria da Promoção Social, que hoje é a SEDS e continuei aqui”, conta.

Paulo deixa claro o orgulho que sente do seu trabalho. “Não trabalhei em muitos lugares, mas de tudo o que fiz e que faço até hoje, tenho muito orgulho e principalmente pelo fato de ser funcionário público há tanto tempo”. Sua mãe também foi servidora pública: trabalhou no Emílio Ribas, assim como o filho e para ele, isso é gratificante.

Quando se trata de seus aprendizados, Paulinho tentou aproveitar ao máximo o que cada local tinha a oferecer, além de ter conhecido e aprendido com muitas pessoas que apenas somaram em sua carreira.

Sobre as pessoas que leva consigo, Paulo revela: “Hoje tenho vários amigos. Muitos já se foram, mas ficaram boas amizades e nós vamos acumulando e levando para a vida essas pessoas”.

E para ele, nada serviriam os aprendizados se não fossem os desafios. Paulo entende que isso está em tudo o que é novo, mas que procura fazer o seu melhor.

Para exemplificar, ele fala sobre a época em que trabalhou no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções (CEAS), onde atuou como Diretor Executivo. Essa foi uma grande mudança, mas segundo ele, “os desafios são bons. Nós podemos errar em algumas coisas, mas tiramos grandes aprendizados”.

Dono de uma extensa carreira e com uma bagagem cheia de amigos e histórias, Paulo compartilha seus ensinamentos para as pessoas que estão começando suas vidas profissionais agora: “Não existe nenhum segredo. Eu acho que uma pessoa tem que ter muita responsabilidade. Foi o que sempre tive, além de gostar daquilo que faz. Para mim, esse é o básico para quem está iniciando”, finaliza.