Publicado em 27/05/2022

Atendimento social do estado amplia programas na região de Campinas investindo R$ 2,4 milhões

A unidade Bom Prato Jundiaí foi revitalizada e o Recomeço irá acolher 45 pessoas que fazem uso abusivo de drogas

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Laura Machado, estiveram na cidade de Jundiaí, nesta sexta-feira (27.mai.), e anunciaram uma aplicação de R$ 2.453.000,00 em programas de desenvolvimento social para a região de Campinas.

“Em Jundiaí investimos na revitalização do Bom Prato e em três novas Comunidades Terapêuticas para tratar e acolher dependentes químicos. Isso mostra que atuamos em várias frentes para tratar e dar oportunidades concretas aos menos favorecidos”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social do estado, Laura Machado.

Com os olhares voltados aos mais vulneráveis tanto socialmente quanto economicamente, o Governo destinou R$ 403.000,00 na revitalização do Bom Prato Jundiaí, e mais R$ 2.050.000,00 em três Comunidades Terapêuticas para acolher dependentes de drogas no município de Jundiaí.

A unidade Bom Prato Jundiaí passou por revitalização: nova pintura, iluminação, azulejo, forro, fachada e reparos na estrutura hidráulica.

Os serviços foram concluídos com dinamismo, em pouco mais de um mês. Durante esse período o Programa Bom Prato atendeu a demanda local com 300 almoços/dia no Bom Prato Móvel Várzea Paulista, que em dois meses serviu mais de 14 mil refeições.

O Programa Bom Prato consegue atender estrategicamente todas as regiões do estado de São Paulo com as suas 63 unidades fixas: são 15 estão na RMSP, 22 na capital, 8 no litoral e 18 no interior. Há também mais 17 unidades do Bom Prato Móvel.

Entre almoço (R$ 1) e jantar (R$ 0,50) são servidos diariamente 103.530 refeições e; mais 18,8 mil cafés da manhã (R$ 0,50).
Desde o início do Programa, no ano 2000, foram servidas cerca de 310 milhões de refeições. Sendo que somente neste ano foram 10,2 milhões até o início do mês de maio.

Programa Recomeço

O município de Jundiaí contará com três Casas Terapêuticas, no âmbito do Programa Recomeço. São 45 novas vagas para tratar pessoas em situação de vulnerabilidade que passam por problemas de uso abusivo de drogas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social irá investir R$ 2.050.000,00 para a implantação e custeio dos equipamentos. Desse total de investimento, R$ 160.000,00 serão para reparos nos imóveis e, os R$ 1.890.000,00 para custear as casas com contas mensais e viabilização de profissionais de assistência social.

A demanda deverá ser indicada pela prefeitura. Esses indivíduos devem procurar voluntariamente o acolhimento social. Eles terão atividades e serão supervisionados por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

A previsão é que os acolhimentos nessas três casas novas comecem a partir de julho deste ano. As três casas são particulares e deverão ser administrada por uma organização social. Até o mês de junho estará definida a organização social que irá gerenciar os equipamentos, atualmente a fase de seleção é a de chamamento público às organizações sociais interessadas.

Atualmente na Região Metropolitana de Campinas há 386 pessoas sendo beneficiados pelos serviços e equipamentos do Programa Recomeço. Desde o início da gestão foram 911 pessoas atendidas pelo Recomeço.