Publicado em 18/10/2021

Blue Zones e o segredo para a longevidade

Blue Zones” ou Zonas Azuis  é um recente conceito antropológico internacional, que caracteriza o estilo de vida dos residentes em cinco regiões do mundo, onde a expectativa de vida dessas regiões ultrapassa 100 anos. Nesses locais, foram descobertos elementos específicos e práticas de um estilo de vida de maior qualidade, mais próspero e feliz, levando a uma taxa de longevidade superior à média mundial.

As Zonas Azuis são: Okinawa (Japão); Sardenha (Itália); Nicoya (Costa Rica); Icaria (Grécia) e Loma Linda (Califórnia, EUA). Apesar de poucas, existem algumas pequenas ações que podem ajudar as pessoas a melhorar seu ambiente de vida e de trabalho, tornando-se assim mais prósperas e felizes.

O Governo do Estado de São Paulo tem investido em ações que promovam mobilidade social, convivência, educação continuada, saúde e bem estar, inclusão digital e produtiva por meio do Programa São Paulo Amigo do Idoso e iniciativas como o Projeto Longevidade que atendem aos pilares propostos pelo conceito de Blue Zone. Atualmente são 54 equipamentos voltados para a população idosa, sendo 45 novos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e 7 Centros Dia do Idoso (CDIs), e a revitalização de 2 CCIs (Bastos e Sete Barras).

Pilares:

Movimentar-se naturalmente: praticar de atividade física mesmo sem perceber;

Propósito: saber qual a razão pela qual você acorda pela manhã;

Desacelerar: ter um ritmo de vida calmo e evitar o estresse;

Comer menos: parar de comer quando o estômago estiver 80% cheio;

Alimentação com base em vegetais: manter a alimentação o mais natural possível;

Vinho: beber álcool com moderação e regularidade;

: ter fé, independente da religião;

Colocar família como prioridade;

Pertencimento: ter uma tribo e senso de comunidade.