Como podemos ajudar você?
Publicado em 03/04/2023

Bom Prato Móvel serviu mais de 1,7 milhão de refeição em um ano de funcionamento

Programa conta com 27 unidades em operação. Até o final do ano, mais 7 entrarão em atividade, totalizando cerca de 2,5 milhões de refeições servidas ao longo de 2023

Com o objetivo de atender a população  que vive nos bolsões de pobreza, localizados a cerca de 30 minutos de distância de uma unidade fixa do Bom Prato, o Governo do Estado criou no ano passado, 27 unidades móveis do programa de restaurante popular, levando 300 refeições/dia para as regiões que concentram uma grande densidade populacional, de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Visando beneficiar as pessoas que não tem condições financeiras de pagar condução para se alimentarem nas unidades fixas do Bom Prato.

O projeto piloto foi lançado em dezembro de 2021 no bairro de Perus, zona norte da capital. Em março de 2022 foram implantadas 15 unidades do Bom Prato Móvel no estado. E ao longo do mesmo ano foram criados mais 12.

Desde março de 2022 até março deste ano  foram servidas 1.796.278 refeições nas 27 unidades móveis implantadas no estado, sendo que  8.200 são oferecidas por dia, nos 27  caminhões que fazem  a distribuição das marmitas.

A previsão de atendimento nas 27 unidades até o término de 2023  é de 2 milhões de refeições. No decorrer deste ano mais sete Bom Prato Móvel serão instalados, nas seguintes regiões: Capital: Itaquera e Parelheiro. Grande São Paulo: São Bernardo do Campo II, Diadema e Embu das Artes. E no Interior: Taubaté e Limeira. Somando, 34 pontos do Bom Prato Móvel em funcionamento no estado que vão fornecer 10.200 refeições diárias, totalizando mais de 2,5 milhões de refeições ao longo deste ano.

“Quando se trata do enfrentamento à fome, precisamos entender as demais vulnerabilidades da população. As pessoas que não têm dinheiro para comer, não terão recurso para o transporte até o Bom Prato mais próximo. Por isso, precisamos garantir que o alimento chegue até as pessoas que vivem em áreas mais distantes e assoladas pela pobreza e extrema pobreza”, explicou Gilberto Nascimento, secretário estadual do Desenvolvimento Social.

 

Funcionamento do Bom Prato Móvel

O Bom Prato Móvel funciona de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, a partir das 11 horas, e oferece apenas almoço. A implantação do Bom Prato Móvel é resultado de uma extensão da bem-sucedida rede de 100 restaurantes, sendo 73 fixos e 27 móveis, do maior programa de segurança alimentar do país, e também da América Latina, subsidiado por um Governo do Estado, e completou 22 anos de funcionamento no ano passado.

 

Como é feita a implantação  

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado realizam estudos baseados em indicadores sobre a Insegurança Alimentar Grave (IAG) e identificam até quatro locais em cada região para instalar os caminhões tipo VUC, e fazer a distribuição das marmitas. A unidade móvel fica num prazo de três meses, em cada região ao longo do ano.  Desta forma é feito um rodízio para atender a população vulnerável. A implantação é feita por meio de convênio com a Organização Social (OSC) responsável pelo gerenciamento da unidade fixa do Bom Prato.

 

Preparo das refeições

As refeições são preparadas nos restaurantes fixos, e são embaladas individualmente, em caixas hotbox para garantir a conservação e a temperatura do alimento.  Mantendo sempre o padrão de qualidade, todas as refeições do programa Bom Prato são monitoradas por nutricionistas que avaliam a composição balanceada e contém proteínas, vegetais e frutas.

Atendimento emergencial 

As unidades do Bom Prato Móvel deram apoio à população em situação de calamidade no Estado, atendendo ações como “Noites Solidárias” no rigoroso inverno na capital paulista, e distribuindo refeições às famílias vítimas das fortes chuvas no município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, em fevereiro de 2022.

 

As 27 unidades do Bom Prato Móvel  são monitoradas pela equipe de qualidade da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional  (Cosan),responsável pelo programa. E estão distribuídas da seguinte maneira no estado:

 

16 na Capital: 25 de Março, Brás, Brasilândia, Capão Redondo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Guaianases, Heliópolis, Itaim Paulista, Limão, Paraisópolis, Perus, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel Paulista e Tucuruvi.

5 na Grande São Paulo:  Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco e Santo André.

4 no Interior: Araraquara, Barretos, Campinas e Jundiaí.

2 no Litoral: Cubatão e Guarujá

 

Acompanhe a lista em anexo com endereço do Bom Prato Móvel até abril. Clique aqui

 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social