Como podemos ajudar você?
Publicado em 31/07/2020

Bullying: como uma questão social

Pedro é um menino de 12 anos, estudante da rede estadual de ensino. Aos 10, começou a ser alvo de piadas por parte de colegas de sala em sua escola, crianças com a mesma idade, com o mesmo ensino, convivendo com praticamente as mesmas pessoas. O que fazia de Pedro tão diferente dos outros para ser alvo dessas chamadas “brincadeiras”?

Devido à sua aparência, Pedro era ofendido e agredido dentro de um ambiente que deve ser considerado seguro. Infelizmente, essa situação é mais comum do que pensamos e para que possamos combatê-la, o Governo do Estado afirma que o bullying é objeto de trabalho de diversos projetos e que 3.500 profissionais da educação já atuam como mediadores de conflitos nas escolas estaduais.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social repudia qualquer ato de violência, lembrando que um de nossos objetivos é garantir a proteção social, incluindo a de jovens que precisam de amparo para enfrentar a agressão sofrida no ambiente escolar.

Para fortalecer o combate ao bullying, o município de Dobrada, a cerca de 320 km da capital paulista, passou a distribuir, em julho de 2020, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um material que alerta os jovens de 8 a 12 anos que frequentam o local sobre esse tipo de agressão. Trata-se de uma pasta personalizada que instiga a curiosidade dos jovens para o tema, informando-os sobre o bullying de maneira didática, com textos e ilustrações.

Vale lembrar que, em uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas, atualizada em 2018, consta que, no Brasil, 43% das crianças e jovens alegaram já terem sido vítimas de bullying. Entre os principais motivos, estão: aparência física, gênero, orientação sexual, país de origem ou etnia e o SCFV, que tem o objetivo de fortalecer as relações pessoais, familiares e sociais dos jovens, entende que para acabar com essa prática agressiva, deve manter os jovens informados.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é mais um meio que a Secretaria encontrou para passar essa mensagem de amparo e proteção. Nossos jovens não vão enfrentar isso sozinhos e se depender no nosso esforço, não deixaremos mais nenhum Pedro se tornar vítima deste tipo de violência.

Pedro é apenas um nome que escolhemos para representar os milhares de jovens que são vítimas de bullying diariamente. Muitas vezes, dados não chocam ao ponto de instigar uma mudança, mas quando damos uma identidade, a história se torna real.

Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social