Como podemos ajudar você?
Publicado em 15/05/2023

Casa de Passagem Terra Nova Guarulhos prepara chá da tarde para homenagear as mães afegãs

Apesar das diferenças culturais, Brasil e Afeganistão celebram as mães com amor e mesa farta

Inaugurada pelo Governo de SP há cerca de 3 meses, a Casa de Passagem para Refugiados Terra Nova Guarulhos teve uma tarde diferente nesta sexta-feira, 12/5, antevéspera do Dia das Mães no Brasil. Os gestores da casa prepararam um chá da tarde para as mães afegãs com uma bonita decoração e mesa farta. Cerca de 50 refugiados vivem na casa hoje, entre eles 08 mamães e seus filhos.

 

No Afeganistão, o dia das mães é celebrado em data e formato diferentes. Há um mês no Brasil, A.F, mãe de dois filhos, contou que a comemoração em homenagem às mães em seu país acontece em junho. “Na data, as pessoas compram bolos, tortas, flores e também preparam uma decoração especial usando diversos tecidos coloridos”, explicou.

 

Com a ajuda das crianças acolhidas, todos colaboraram e capricharam na decoração da sala para deixar esse dia ainda mais especial. O chá da tarde contou com bolo, biscoito, frutas frescas, chá e café. As crianças também entregaram uma cartinha para suas mães. Dentro da carta, além da mensagem, havia vários corações colados em uma linha, representando o número de filhos daquela família. Além das mães, todos os 49 afegãos que estão na Casa de Passagem, participaram da comemoração.

 

Diferenças

 

Não é apenas o Dia das Mães que é comemorado de forma diversa. As diferenças culturais entre o Brasil e Afeganistão são muito mais profundas.

 

O Islã, além de ser a religião dos afegãos, é a base para a cultura e dos costumes do país. A sociedade afegã valoriza muito conceitos como honra ou vergonha e considera a família uma referência essencial. De fato, a família é valorizada em ambos os países, mas há diferenças em relação ao nível de individualismo e importância da independência. A educação também apresenta diferenças, com forte influência da religião no Afeganistão, enquanto no Brasil é considerada um direito básico e há acesso universal à educação primária.

 

A vestimenta tradicional no Afeganistão é diferente do Brasil, com mulheres usando roupas como burcas e hijabs, enquanto a moda brasileira é bastante diversificada e influenciada por diferentes culturas. A culinária afegã, por sua vez, é fortemente influenciada pela cozinha persa e indiana, com muitas especiarias e ervas. Já a brasileira, conhecida por uma variedade incrível e pitadas de diversas partes do mundo, faz do arroz e feijão sua base, além dos tradicionais churrasco e feijoada.

 

O Afeganistão está localizado na Ásia Central, fazendo fronteira com o Irã, Paquistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão. Devido à sua localização geográfica estratégica, o país tem sido, historicamente, uma área de grande importância geopolítica. Sua distância para o Brasil é de cerca de 14.000 quilômetros.

 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social