Como podemos ajudar você?
Publicado em 08/05/2023

Chegou a hora de discutir o plano para os próximos quatro anos da gestão estadual, o PPA 2024-2027

A elaboração do PPA é um momento para revisar, inovar e fazer melhor o que vem sendo feito; governador Tarcísio de Freitas não tem compromisso com programas mal desenhados ou com entregas controversas

 

A partir deste mês de maio, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento, iniciará as audiências públicas do de seu Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

 

O PPA é um planejamento de quatro anos que define as diretrizes e os objetivos estratégicos do governo estadual e os programas governamentais. O plano apontará as fontes de recursos, indicadores e metas para cada área de atuação.

 

O documento contará com a contribuição de gestores e técnicos das diversas Pastas estaduais e municipais, da população e de vários segmentos da sociedade civil, por meio das audiências públicas.

 

Para o coordenador de Desenvolvimento Social (CDS) da SEDS, Edson Gonçalves, a participação da sociedade civil é fundamental nesta construção. “As audiências do PPA são instrumentos para captar as demandas dos cidadãos e trazê-las como meta para o governo”, explicou.

 

O calendário contempla 18 audiências neste ano. Uma parte foi realizada no dia 04 de maio e a outra etapa será no dia 1º de junho. A participação se dá de forma virtual, pela plataforma MS Teams.

 

Ambiente de votação

 

Simultaneamente às audiências, estará disponível no mesmo período o ambiente de votação do PPA-2024-2027. Através dele, os cidadãos podem escolher as áreas e projetos que, em sua opinião, colaboram para o desenvolvimento da região em que vivem.

 

​O processo é bem simples. Basta acessar o sistema de votação e dar a sua opinião. Nessa mesma página, o cidadão também poderá fazer comentários que qualifiquem suas escolhas.

 

Na elaboração do PPA 2024-2027, o atual Governo, além de dar continuidade às experiências bem-sucedidas, busca dar foco à melhoria da qualidade do gasto público. O Plano Plurianual é um instrumento essencial para uma profunda revisão daquilo que vem sendo implementado, reforçando o posicionamento do governador Tarcísio de Freitas em não ter compromisso com programas mal desenhados ou com entregas controversas.

 

Para isso, é preciso buscar compreender o contexto atual e planejar programas consistentes e capazes de enfrentar os desafios do próximo quadriênio. O Projeto de Lei com o Plano Plurianual de 2024/2027 deve ficar pronto para ser enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) até o dia 11 de agosto deste ano, quatro dias antes do prazo constitucional.

Clique aqui para acessar o cronograma das audiências públicas virtuais do PPA 2024-2027. Veja mais informações no site Audiências do Orçamento.

 

 

 

 

 

 

 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social