Publicado em 27/07/2021

Com um futuro imenso pela frente, conheça Millena Moriah

Integrante do time do Centro de Vistorias e Obras (CVO), Millena Moriah considera que sua carreira profissional se deu início no momento em que começou a estagiar na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Efetivada, ela se orgulha em passar para frente tudo o que aprendeu para os recém chegados. Desta vez, a Valorização de Carreira é com ela.

Como você chegou até a SEDS? Você já conhecia a Secretaria, seus programas e ações?

Eu me inscrevi no último dia das inscrições do FUNDAP, fiz a prova e esqueci dela (risos). Depois de uns meses me chamaram, tinha que escolher entre quatro vagas e uma delas era na SEDS. Naquele momento, essa era a melhor opção. Não sabia exatamente o que era, só conhecia o Bom Prato.

Comecei a entender o sistema da SEDS depois de um tempo e realmente foi muito encantador e gratificante ver os programas e ações propostos.

Esta foi sua primeira experiência profissional?

Não, eu já estagiei em outros setores, porém considero que minha carreira profissional começou aqui, lá em 2017.

Como foi ingressar na Secretaria de Desenvolvimento Social?

Para mim, estagiar no setor público me fez sentir que estava participando de algo maior, de que eu estava fazendo minha parte para a sociedade.

Qual foi o seu maior desafio como estagiária?

Me desconstruir do que eu achava que sabia da área que eu estudava e agora trabalho (arquitetura). É muito superficial achar que essa área é somente aquilo que todos apresentam, é muito maior e mais rico.

Até hoje eu tenho que gastar um tempinho para explicar para as pessoas o que eu faço e onde eu trabalho. Assim como a arquitetura, o setor público não é somente aquilo que a maioria apresenta (como em todas as coisas, né), tem muito mais por detrás dos estereótipos.

Após a efetivação, o que mudou para você?

Um pouco mais de responsabilidades, amadurecimento e agora faço parte daqueles que ensinam as coisas para os que estão chegando (gosto muito de fazer isso).

Atualmente, como é trabalhar na Secretaria de Desenvolvimento Social?

É desafiador, mesmo depois de um tempinho aqui, tem muitas coisas que tenho que pegar o jeito e o tato para fazer, porém quando olho para trás, eu vejo meu progresso e como desenvolvi coisas que nunca esperei que fosse desenvolver.

O que você espera para o seu futuro na SEDS?

Que eu continue contribuindo com meu trabalho. Eu fico muito contente quando vejo os nossos processos sendo “atendidos” (aprovados) e saber que o recurso sairá para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Prefeituras. Eu me sinto orgulhosa de fazer parte disso.