Coordenadoria de Desenvolvimento Social realiza palestras sobre benefícios
No total, serão realizados 15 encontros regionais, de forma presencial, para discutir normas e assessorias técnicas para as 645 cidades do estado, referentes ao Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e Benefícios Eventuais
A Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS) promoveu em 30/08, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), o lançamento da Rodada de Capacitação Segurança de Renda no SUAS (Serviço Único de Assistência Social).
Para discutir o assunto, foram convidados Leandro Teodoro Ferreira, presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, Luiz Otávio Pires Faria, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e a professora Aldaíza Sposati.
Ao todo, ocorrerão 15 encontros regionais, de maneira presencial, para discutir normas e assessoria técnica para os 645 municípios do estado, relacionadas ao BF, BPC e os BE’s.
“O objetivo desse primeiro encontro é capacitar os técnicos da Coordenadoria do Desenvolvimento Social (CDS), nos diversos programas, na questão da transferência de renda”, disse a diretora da CDS, Vanessa Mesquita. “Aproveitamos esse encontro como uma base de lançamento de atividades que estamos chamando de Garantia de Renda no SUAS, levando para diversos municípios do estado a capacitação do Bolsa Família, Benefícios Eventuais e BPC.”
Juntos, PBF, BPC e BE’S constituem-se em programas de transferência de renda, com a finalidade da concessão de benefícios financeiros às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, para garantir Segurança de Renda afiançada no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Hoje, esses programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, que é o maior do Brasil, eles atingem uma população que está na extrema pobreza, mas, assim mesmo, é muito pouco”, disse Heder Sousa, diretor técnico do BF e BPC.
Estas ações, segundo Sousa, devem ser operadas de modo integrado aos serviços socioassistenciais, configurando-se em direito do cidadão e um dever de responsabilidade estatal.
Apoio de equipes estaduais
Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Social, os eventos que vão dar sequência à capacitação dos servidores têm o apoio das equipes estaduais do Programa BF, BPC e dos BE’S, além da Escola de Desenvolvimento Social (EDESP).
No auditório da CDHU, estiveram presentes também técnicos das Coordenadorias e das DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) da Região Metropolitana da SEDS, técnicos e gestores da assistência social e coordenadores e técnicos dos programas Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Benefícios Eventuais (BE’s) e gestores municipais.
Assuntos
Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social