Como podemos ajudar você?
Publicado em 28/08/2020

Dia do Voluntário: altruísmo e cidadania

Dia Nacional do Voluntário

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntário, uma data importante para o calendário do Desenvolvimento Social, que neste ano ganhou um contorno ainda mais especial. Com a pandemia do novo coronavírus, milhões de pessoas, em diferentes pontos do Brasil, estão trabalhando arduamente de forma voluntária para diminuir os efeitos negativos causados nas áreas sociais e de saúde.

A mais recente pesquisa sobre o tema, indica que no Brasil 7,2 milhões de pessoas se dedicaram ao trabalho voluntário em 2018. Segundo a pesquisa Outras Formas de Trabalho, realizada pelo IBGE com base na Pnad Contínua. Isso equivale a 4,3% da população.

O que é preciso para ser voluntário?

Para ser voluntário não é necessário possuir uma formação específica, atributos físicos ou idade. Qualquer pessoa com boa vontade e disposição pode ser voluntário. Para que a experiência como voluntário seja completa, preste atenção em cinco pontos:

Pesquise: a internet está repleta de locais que precisam de voluntários. Mas que tal encontrar algo próximo a sua residência? Lembre-se, antes de “mudar o mundo” melhore o lugar em que você vive.

O lugar certo: seja voluntário em uma instituição em que o trabalho seja admirável e inspirador. Escolha um local que você comungue dos mesmos valores.

Trabalho em equipe: ações voluntárias são feitas por muitas mãos. Por isso, seja humilde, tenha disciplina e saiba trabalhar coletivamente.

Seja motivado: nem sempre a atividade voluntária é fácil, por isso lembre-se do que o motivou a estar ali, e siga em frente.

Empatia: essa é a qualidade que todo voluntário deve possuir. Saiba escutar os outros e se esforce para compreender as dificuldades e problemas das pessoas que você está atendendo.

Poder público, empresas e voluntários na pandemia

Em São Paulo, desde o início da política de isolamento social, as três esferas da sociedade (governo, empresas e organizações sem fins lucrativos formadas por voluntários) estão caminhando de forma harmônica e organizada. Essa união tem rendido bons frutos até aqui, com ações pautadas pela ciência e executadas com planejamento, garantindo a proteção social da população em vulnerabilidade social.

Dentro desta parceria cada ente está cumprindo a sua função, o Estado é quem garante medidas de proteção social; baseadas em dados, números, e informações da rede assistencial.

A iniciativa privada, por meio do Grupo Empresarial Solidário de São Paulo, angariou até o momento, mais de 1 bilhão em doações em recursos, serviços e logística doados integralmente em estratégias de contenção da pandemia.

Seja agindo de forma organizada, ou não, milhares de pessoas estão participando de campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, fazendo a entrega de cobertores para a população de rua, ou mesmo ajudando vizinhos que fazem parte do grupo de risco. Há também médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas que estão trabalhando de forma voluntária na prevenção e combate ao coronavírus.

Acolhe SP

Desde 2019, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo implementou o Acolhe SP, que capacita famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou não, residentes em áreas de risco, que queiram trabalhar como voluntários, em situações de emergências e calamidades públicas em todo o Estado. A capacitação é feita via EAD pela Escola de Desenvolvimento Social (Edesp).

Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social