Publicado em 03/12/2021

Dia Internacional dos Voluntários promove reflexão sobre a importância da solidariedade

Por meio da resolução  A / RES / 40/212, do dia 17 de dezembro de 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 05 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário  para o Desenvolvimento Econômico e Social. A data tem por objetivo estimular que mais pessoas busquem o voluntariado, criar conscientização e reconhecer o trabalho dos voluntários.

O Dia Internacional do Voluntário é utilizado por muitos países em parceria com a ONU para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que são um conjunto de metas estabelecida pelas Nações Unidas em 2000 para o desenvolvimento sustentável, sendo elas: acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

A Agenda 2030 da ONU luta por um mundo justo, equitativo, tolerante, aberto e socialmente inclusivo, no qual as necessidades dos mais vulneráveis ​​ sejam consideradas.  Em geral, os programas de voluntariado corporativo adotaram oficialmente, ou extra oficialmente, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU (ODSs) em sua pauta de atuação. Muitas metas seguem desafiadoras para serem cumpridas no curto espaço que falta até 2030 (saiba mais sobre esse assunto aqui) e mesmo com ampla divulgação, ainda há muita gente que as desconhece.

Além disso, o trabalho voluntário também ocorre no Terceiro Setor, conhecido como Organizações Não-Governamentais. De acordo com pesquisa FASFIL – As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui entre 236 mil e 781 mil ONGs e cerca de 333 mil pessoas, com idades acima de 18 anos, dedicando-se a este tipo de atividade no país.

Contudo, o número de voluntários ainda é baixo no país. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 6,9 milhões de pessoas exerciam voluntariado no país em 2019, representando apenas 4% da população.

Apesar dos impasses, a pandemia da Covid-19 fez com que as ações voluntárias se multiplicassem e se reinventassem durante este período devido às questões emergenciais, com o intuito de suprir a necessidade de milhares de pessoas por meio de doações de alimentos e produtos de higiene, por exemplo.

De acordo com o relatório da plataforma Atados, que conecta pessoas interessadas em trabalho voluntário a vagas em organizações, nos três primeiros meses da pandemia, os números de inscritos para trabalho voluntário cresceram 43% e, segundo estudo “O Brasileiro e a Solidariedade” de março deste ano, do Locomotiva, 27% dos brasileiros tiveram alguma atitude de solidariedade durante a pandemia, totalizando mais de 117 milhões de pessoas.