Publicado em 06/05/2022

Drads Barretos promove capacitação de técnicos dos Centros de Referência

O encontro foi realizado no município de Viradouro e reuniu profissionais da Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Barretos, em parceria com o grupo GESUAS – Grupo de Estudo do Sistema Único da Assistência Social, promoveu a 1ª Capacitação aos Técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Gestores da Assistência Social, na região.

O encontro, realizado nesta quarta-feira (4), no município de Viradouro, contou com a participação de 80 profissionais com o objetivo de abordar os impactos da pandemia no trabalho social com as famílias, além de apresentar o trabalho metodológico do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Os CRAS são a entrada para o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que possibilitam o atendimento de famílias em condições de vulnerabilidade social, atuando por meio de serviços de proteção social básica.

Já o PAIF consiste no trabalho social com às famílias, tendo por objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, além de auxiliar no acesso e usufruto de direitos, bem como contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. O serviço integra o nível de proteção social básica do SUAS.

1ª Capacitação aos Técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Gestores da Assistência Social, realizado em Viradouro

Durante o evento, houve a apresentação de grupos formados pelos profissionais dos municípios da região que discutiram sobre as dificuldades vivenciadas para a execução do Serviço de PAIF. As experiências e os impactos positivos para os usuários na vivência familiar e comunitária também foram temas abordados no encontro, ampliando a comunicação entre os trabalhadores do SUAS.

A ação contribuiu para o conhecimento dos profissionais sobre a realidade de cada um dos municípios e na troca de experiências para o aprimoramento do serviço de PAIF.

O Gesuas é formado pelos 19 municípios na região administrativa da Drads de Barretos, composto por gestores da assistência social e por profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).