Publicado em 16/05/2023

“É preciso ter determinação”

Nesta segunda-feira, 15 de maio, comemora-se o Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social é comemorado no Brasil em 15 de maio. A data marca a luta pela valorização e reconhecimento do papel do assistente social na sociedade e foi escolhida em homenagem à criação da primeira escola de Serviço Social no país, em 1936, na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, a profissão tem se desenvolvido e ampliado suas áreas de atuação, sempre com o objetivo de promover a justiça social e cidadania.

O titular do Desenvolvimento Social do Estado de SP, Gilberto Nascimento, reconhece o valor e a importância da categoria: “Os assistentes sociais dão voz e lutam corajosamente pela garantia de direitos das populações em vulnerabilidade e nos ensinam sempre. Sua atuação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária Difícil imaginar nossos programas e equipamentos sem a ajuda desses profissionais”, afirmou.

Entre os profissionais do Serviço Social que atuam na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social (SEDS) está Paola Appolinário Pastrello, que trabalha na Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS). Funcionária pública concursada há mais de 10 anos, ela é diretora técnica do Programa Criança Feliz. Ela abraçou a carreira para atuar na área da infância e juventude, mas ressaltou que é preciso ter vocação.

“A área de atuação para o assistente social é abrangente. As possibilidades são diversas, e atualmente, a demanda por esse profissional está crescendo, principalmente na área da saúde e de políticas públicas que incluem as novas formas de enfrentamento das questões sociais, após a pandemia”, observou Paola.

Além do setor público, a diretora destaca que a iniciativa privada também está em busca desses profissionais. “Empresas de diversos portes, especialmente nas áreas de RH e Governança ou Responsabilidade Social estão interessados em contratar assistentes sociais, sejam indústrias, hospitais, escolas, universidades, clubes de futebol, entre outros”, detalhou.

Para ela, a área pública também se mostra promissora, apesar dos novos e crescentes desafios, como mudança climática e imigração. “A Assistência Social necessita de uma rede mais ampla, no Brasil e no mundo, e muitos avanços precisam acontecer. Entretanto, o comprometimento dos profissionais do Serviço Social é a força motriz para a melhoria dos serviços”, afirmou.