Publicado em 20/04/2023

Governo de SP coordena ações para períodos de baixas temperaturas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, em parceria com Metrô e Defesa Civil, vai instalar um abrigo na estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, para acolher e proteger a população em situação de rua das baixas temperaturas previstas para os próximos dias, principalmente, para a noite desta quinta (20) e sexta (21).

O espaço terá capacidade para abrigar até 100 pessoas entre às 19h até 8h no dia seguinte durante os dois dias de funcionamento. O local será equipado com colchões e cobertores e também terá oferta de jantar. O Governo de São Paulo irá operar o abrigo na estação Pedro II sempre que a Defesa Civil emitir alertas de temperaturas iguais ou menores a 13° C. No ano passado, ação semelhante acolheu 1.160 pessoas entre maio e agosto.

O Estado também está divulgando protocolo para todas as 645 prefeituras paulistas com diretrizes para atuação nos períodos mais frios de 2023. Na avaliação do Governo de São Paulo, a principal ação deve ser o acolhimento emergencial de adultos, famílias, crianças e adolescentes em situação de rua, sempre observando e preservando a unidade e os vínculos familiares. O Estado também recomenda a articulação dos municípios aos órgãos de garantia e defesa de direitos, como Conselhos Tutelares e Defensoria Pública.