Publicado em 14/01/2022

Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso em Salto

Esse é o 58º Centro entregue por essa gestão a idosos vulneráveis. O equipamento público irá oferecer atividades socioeducativas, de lazer e convívio social a 200 idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Governador João Doria inaugura o CCI de Salto

O Governador João Doria inaugurou, nesta sexta-feira (14), mais um Centro de Convivência do Idoso, dessa vez na cidade de Salto, região de Sorocaba.

Com esse CCI em Salto, essa gestão de governo chega a marca de 58 empreendimentos entregues à população idosa vulnerável. Desde 2019 foram entregues 49 Centro de Convivência do Idoso (CCI), mais sete Centro Dia do Idoso (CDI) e um Centro de Convivência.

“Assim como nesse CCI de Salto, todos estão equipados, em condições super adequadas de uso, com acessibilidade e climatizados com ar-condicionado. Todos gostam de assistir televisão, então, vamos providenciar em todos os CCIs, inclusive para os próximos que serão entregues, pelo menos um televisor de 55 polegadas”, afirmou Doria.

A iniciativa faz parte do Programa SP Amigo do Idoso, da pasta estadual. O equipamento irá atender 200 idosos em situação de vulnerabilidade. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O objetivo é proporcionar aos idosos atividades socioeducativas, de lazer, esporte e convívio social. O CCI está localizado na Rua Guanabara, nº 03 – Vila Roma.

O acesso dos idosos ao Centro de Convivência se dá por encaminhamento da rede socioassistencial do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou por demandas públicas que atendam idosos em situação de vulnerabilidade e risco social.

O Centro de Convivência é fruto de um convênio da SEDS com a Prefeitura de Salto. A área total construída é de 250 m². Nesse espaço há um salão de convivência, depósito, cozinha, despensa, lavanderia, sanitários feminino, masculino e acessível; além de uma sala administrativa.

Centro de Convivência do Idoso de Salto

“Hoje entregamos o 58º Centro aos idosos. Até o final da gestão entregaremos mais 12 desses equipamentos que estavam com as suas obras atrasadas. Isso mostra a preocupação do nosso governo com o tema do envelhecimento, da longevidade e da proteção social aos mais vulneráveis. Na pandemia atuamos também com muita entrega de alimento, com o Programa Vale-Gás, com transferência de renda para as pessoas que queiram trabalhar nas escolas estaduais e nos municípios”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes.

A edificação também possui abrigo de gás próximo a cozinha, uma área de lazer – que pode ser destinada a paisagismo, academia ao ar livre. Tudo corre em conformidade com o manual do Programa SP Amigo do Idoso.

A obra compreende um investimento de R$ 476.679,87. Sendo que desse total foram R$ 250.000,00 do Governo do Estado e a contrapartida da Prefeitura de Salto foi no valor de R$ 226.679,87.

CCIs em Sorocaba

Na região de Sorocaba são três CCIs que prestam atendimento a mais de 500 idosos. Todos os três foram inaugurados nesta gestão. Os empreendimentos estão localizados nas cidades de Angatuba, Ibiúna e Alambari.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 13 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.