Como podemos ajudar você?
Publicado em 11/08/2021

Governo de SP realiza força-tarefa para amenizar o frio da madrugada para população em situação de rua

Noite Solidárias acolhe 400 pessoas na estação D. Pedro II do metrô, na região central da capital

Com a chegada de uma massa polar ao Estado de São Paulo, que causa queda brusca da temperatura e formação de geada, o Governador João Doria anuncia nesta quarta-feira (28), iniciativas das Secretarias de Desenvolvimento Social, Transportes, Segurança Pública, Fundo Social, Defesa Civil, Sabesp e o Exército Brasileiro, para garantir a proteção social e segurança alimentar da população em situação de rua em todo território paulista.

Entre 28 e 31 de julho, a ação Noite Solidárias vai oferecer acolhimento emergencial para 400 pessoas na estação do metrô D. Pedro II (linha vermelha, próximo à praça da Sé). A partir das 20h até às 8h da manhã do dia seguinte, o abrigo, exclusivamente masculino, disponibiliza alimentação, colchões e cobertores, 20 banheiros químicos e bebedouro com água potável para todos. A segurança da região e dentro da estação estará reforçada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Guarda Civil Metropolitana, contando ainda, com uma equipe do Padre Julio Lancelotti que irá pernoitar com os abrigados para auxiliar no acolhimento de todos.

“As ações em prol da população em maior fragilidade são pautas constantes na agenda do Governador João Doria e do Vice-Governador, Rodrigo Garcia, sempre preocupados em atender com celeridade às necessidades dessa parcela da sociedade, sobretudo diante da crise sanitária agravada pela intensa frente fria que enfrentamos neste inverno”, evidencia Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A campanha Inverno Solidário vai entregar 2 toneladas de agasalhos, mais 33.600 cobertores, 3.000 meias, 1.000 colchões, que vão aquecer e amparar nas noites frias que estão chegando nos munícipios paulistas. Além da transferência de R$ 3,7 milhões para 2 mil novas vagas de alojamento provisório à população em situação de rua em 134 municípios paulistas.

Para garantir a segurança alimentar da população em maior vulnerabilidade, 10 restaurantes Bom Prato irão servir, adicionalmente, sopa no cardápio do jantar, reforçando a alimentação e acalentando a população (Brás, São Mateus, Perus, São José dos Campos, Taubaté, Capão Redondo, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra, Itapevi, Santana).

Desde o início da pandemia, o programa Bom Prato tem implementado prontamente mudanças no seu serviço para continuar atendendo a população em maior vulnerabilidade, sendo que já serviu mais de 46,4 milhões de refeições. As medidas de ampliação, abertura aos finais de semana e feriados, refeições no jantar e o serviço gratuito para as pessoas em situação de rua, estão prorrogadas até o final de Agosto.

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social