Publicado em 03/02/2023

Governo do Estado abre Casa de Passagem para refugiados em Guarulhos

• Novo serviço oferecerá abrigo, alimentação e apoio para emissão de documentos aos acolhidos;
  • Para pleitear uma vaga na nova casa de passagem, os refugiados devem acessar o Posto Avançado de Atendimento Humanizado, do Aeroporto Internacional de Cumbica.

São Paulo, 03 de fevereiro de 2023 – O Governo do Estado de São Paulo abre, nesta sexta-feira, a Casa de Passagem Terra Nova – Guarulhos, para refugiados e migrantes. Com o novo equipamento, o governo acolheu o grupo de 36 afegãos — incluindo 12 crianças — que estava acampado no Aeroporto Internacional de Cumbica até essa data.

“É uma ação humanitária importantíssima para pessoas que foram obrigadas a deixar seu país. Muitas delas enfrentam os dias mais desafiadores de suas vidas. Ao acolhê-las, o Governo do Estado de São Paulo oferece a esses refugiados e suas famílias todo suporte e uma oportunidade de recomeçar”, avaliou Gilberto Nascimento, secretário estadual do Desenvolvimento Social.

Resultado de uma iniciativa do Governo Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, a Casa de Passagem oferece 50 vagas (famílias, homens e mulheres solteiros) e amplo atendimento aos refugiados, como abrigo e alimentação. Além disso, os acolhidos contarão com serviço de emissão de documentos provido pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e pelo Poupatempo.

Durante a permanência na Casa de Passagem — inicialmente de 90 dias, podendo ser estendido – os acolhidos receberão vacinas e encaminhamento para serviços de saúde, quando for o caso.

Eles também serão incluídos no CadÚnico para acesso a programas e benefícios socioassistenciais. O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) será o órgão responsável por providenciar os cadastros. A Casa de Passagem é uma modalidade de acolhimento institucional e um serviço da proteção social especial de alta complexidade.

O investimento total para a manutenção do espaço é de R$ 2,5 milhões ao ano.

Outros serviços para refugiados do Governo do Estado

Na capital paulista já existe um serviço de acolhimento que atende refugiados em situação de vulnerabilidade. É a Casa de Passagem Terra Nova – Capital, que funciona há oito anos e está localizada na Zona Leste da cidade. Desde sua inauguração, em outubro de 2014, a casa acolheu cerca de 900 pessoas, oriundas de países como Congo, Angola, Serra Leoa, Camarões, Gana, Guiné, Nigéria e Síria. Os migrantes/refugiados ficam, em média, seis meses no local, até conquistarem autonomia, com emprego e moradia.

Com capacidade para 50 pessoas, o local também atende migrantes, pessoas vítimas de tráfico humano e vítimas de trabalho análogo à escravidão.  Além dessas duas Casas de Passagem, o Governo do Estado mantém cinco Repúblicas voltadas ao acolhimento dos refugiados. Cada uma tem a capacidade para 10 pessoas, totalizando 50 vagas.

Serviço:

Casa de Passagem Terra Nova – Guarulhos

Localização: 15 km do Aeroporto Internacional de Cumbica ou 20 minutos de deslocamento.

Como conseguir vagas: Para pleitear uma vaga na nova casa de passagem, os refugiados devem acessar o Posto Avançado de Atendimento Humanizado, do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.