Como podemos ajudar você?
Publicado em 14/02/2023

Governo do Estado de São Paulo abre chamamento público para gestão de restaurantes do Programa Bom Prato

Para atender ao chamamento, é desejável que a organização social tenha experiência em gerir restaurantes ou cozinhas comunitárias, além de histórico de sucesso no relacionamento com população vulnerável

 

São Paulo, 14 de fevereiro de 2023 – O Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), abriu um chamamento público para organizações da sociedade civil interessadas em gerir restaurantes do Programa Bom Prato em uma das seguintes unidades: São Vicente, Suzano e Rio Claro.

 

“Buscamos organizações que tenham experiência em gerir restaurantes ou cozinhas comunitárias, que estejam aptas a preparar refeições com a qualidade do programa e que atendam à população com respeito e dignidade”, anunciou o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento.

 

Criado no ano 2000, o Bom Prato tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade para a população de baixa renda, a um preço acessível. Diariamente, são servidas mais de 130 mil refeições produzidas pelas organizações sob a fiscalização do Estado, que é o responsável por coordenar e financiar o programa.

 

Para Fernando Oliveira de Jesus, diretor da associação responsável pela operação das unidades do Bom Prato de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, o trabalho à frente dos restaurantes é uma oportunidade para desenvolver uma série de ações em prol da população mais vulnerável. “É um trabalho gratificante. Acolhemos, além de pessoas que buscam alimentação de qualidade a um baixo custo, idosos solitários em busca de vínculos, famílias inteiras que perderam renda na pandemia, chefes de família desempregados e população em situação de rua. Vamos sempre muito além da vulnerabilidade da fome”, contou.

 

O diretor e sua equipe desenvolvem ainda muitas outras ações para auxiliar a população que frequenta o Bom Prato, como palestras para idosos, elaboração de currículos para desempregados e cursos profissionalizante. Todas as atividades são gratuitas e acontecem nas sedes dos restaurantes. “Faz 16 anos que trabalhamos como gestores do Bom Prato no interior. Todo dia é uma nova oportunidade para cumprirmos nossa missão”, reconheceu.

 

Prazos para participação dos chamamentos públicos do Programa Bom Prato:

– São Vicente – 24/02

– Suzano – 13/03

– Rio Claro – 13/03

 

Serviço:

Para mais informações sobre como participar do chamamento público do Bom Prato, acesse o

https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom- prato/

 

Sobre o Bom Prato

Atualmente, existem 100 unidades do Bom Prato instaladas no estado, sendo 73 fixas e 27 móveis. Os restaurantes fixos estão distribuídos da seguinte forma: 24 na Capital, 19 na Região Metropolitana de São Paulo, 21 no Interior, e nove no Litoral.

Nessas mais de duas décadas de criação do programa, o valor das refeições para o usuário nunca foi alterado e permanece a R$ 1,00.

Os endereços de todas as unidades do Bom Prato estão disponíveis no site:

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social