Publicado em 17/11/2021

O Dia do Estudante em tempos digitais

Estar conectado a todo momento se tornou uma preocupação constante nesta chamada Era Digital. Dedos que não param de digitar, olhos atentos em telas de celulares e pessoas sendo mais reconhecidas por seus “arrobas” do que pelos próprios nomes.

Esta era também é marcada pela velocidade na circulação de informações e conhecimentos por meio de plataformas digitais. Trata-se de uma geração formada por jovens conectados em uma busca infinita por entretenimento. O offline passou a ser um medo e algo praticamente impossível de acontecer. Prova disso é que, segundo o Censo de Educação Superior (INEP), em 10 anos, a educação à distância cresceu 378,9%, com alunos optando por manter a educação alinhada à tecnologia.

Com todo o avanço tecnológico e facilidade do acesso às informações, as pessoas estão sendo levadas a virarem usuários de redes sociais, que compartilham e absorvem informações a todo momento. A questão é: como fazer o uso de tais ferramentas de maneira benéfica?

Hoje, as escolas vivem o desafio de aplicar tecnologia na formação dos estudantes, mas primeiro é preciso fazer o caminho inverso e utilizar da educação para que haja consciência na hora de usar a tecnologia.

Neste Dia Internacional do Estudante, vale frisar que um desafio encontrado em escolas e universidades é aliar um ensino de qualidade e o digital. A informação acessível não é o suficiente se utilizada de maneira inapropriada, não estando de acordo com a educação que deve ser transmitida nas instituições.

Neste contexto, um papel crucial de pais, responsáveis e educadores desta nova geração é alertar que dentro deste universo digital, existem riscos e que o excesso pode ser nocivo.

A internet está mudando e moldando aspectos sociais, culturais, a forma como a comunicação é feita, dentre uma infinidade de outras coisas. Como já ressaltado, as informações chegam de forma mais rápida e fácil para quem as consome. Em contrapartida, os filtros se tornaram mais frágeis, podendo encher pessoas com informações enganosas, sem nenhum tipo de consequência.

As redes sociais também trouxeram pessoas que se escondem atrás de perfis e identidades falsas, a fim de disseminar ódio, ameaças, comentários pejorativos e, novamente, sem que haja consequência. Por isso a importância do cuidado constante.

Negar a importância de levantar a discussão sobre educação digital atualmente é quase o mesmo que negar a relevância da tecnologia no cotidiano e este pode ser o caminho para o crescimento do tema, fomentando a criatividade, inovação e o desenvolvimento de pessoas nos ambientes educacionais, de trabalho e no entretenimento e questões relacionadas à segurança e privacidade de usuários também ganham espaço. Nada disso, porém, se sobressai à utilidade e potencial de transformação que se encontra no mundo digital.