Publicado em 14/09/2020

Perguntas frequentes: BPC │ BPC na Escola │ BPC no Trabalho

BPC

Qual o objetivo do programa?

Promover proteção social por meio da segurança de renda às pessoas idosas e às pessoas com deficiência, em face de vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e da deficiência agravados pela insuficiência de renda.

Qual Público alvo?

Idoso de 65 anos ou mais e pessoa com deficiência (PcD) de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, cujas famílias possuam renda per capita de até um ¼ de salário-mínimo, podendo chegar a ½ SM a depender da avaliação dos gastos com saúde.

Como participar?

Procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da localidade, portando o CPF de todos os membros da família, cadastrar ou atualizar o CadÚnico de sua família e pedir orientações sobre o requerimento do BPC.

Como requerer?

A solicitação do BPC é realizada por canais remotos, telefone 135 ligação gratuita por telefone fixo e pelo site do MEUINSS.

BPC na Escola

Qual o objetivo do programa?

Tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência até 18 anos, beneficiárias do BPC, por meio de ações intersetoriais das políticas públicas.

Qual público alvo?

Crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos beneficiárias do BPC.

Como fazer o cadastro no BPC na Escola?

A inclusão no programa é automática, mas o município precisa fazer a adesão ao programa. A execução é realizada pelo Grupo Gestor Municipal e acompanhamento social pelos técnicos do CRAS/CREAS.

BPC no Trabalho

Qual o objetivo do programa?

Promover o acesso à qualificação profissional e ao trabalho às pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, por meio de ações intersetoriais das políticas públicas.

Qual público alvo?

Beneficiários do BPC entre 16 e 45 anos

Como fazer o cadastro no BPC na Escola?

A inclusão no programa é realizada a partir da adesão do município ao programa e a execução realizada pelo Grupo Gestor Municipal e acompanhamento social do técnico do CRAS.