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Publicado em 01/09/2020

Perguntas frequentes: Cadastro Único

Para que serve o CadÚnico?
Serve para que as famílias de baixa renda possam acessar serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social e outras políticas públicas dos Governos Municipal, Estadual e Federal.

Qual é o objetivo do CadÚnico?
Com o Cadastro Único, o governo fica sabendo quem são e como vivem as famílias, quais são as principais dificuldades que a família enfrenta e como podem melhorar as condições de vida dos cidadãos.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
Famílias com renda de até três salários mínimos ou renda per capita (por pessoa) até meio salário mínimo. Famílias com renda superior poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados por quaisquer dos três entes da Federação.

Como realizar o cadastro?
Para realizar o cadastro no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por declarar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.  O cadastro é realizado no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social mais próximo da residência do interessado, nos postos de cadastramento do seu município ou em mutirões organizados pela prefeitura.

O cadastro é exigido para a possível inserção nos programas do Governo do Estado?
Sim, sendo os programas Ação Jovem, Renda Cidadã e Vivaleite.

Quais são os documentos necessários para fazer o cadastro?
CPF ou Título de Eleitor do responsável pela Unidade Familiar e qualquer documento das outras pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.

Onde deve ser realizada a atualização do cadastro?
O interessado deverá se dirigir ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social mais próximo ou nos postos de cadastramento do seu Município.

Em quanto tempo deve ser realizada a atualização no CadÚnico?
A atualização deve ocorrer no máximo a cada dois anos e sempre que houver alteração de informação declarada no último cadastramento.

Assuntos

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