Perguntas frequentes: Sistema Demandas
Como acesso o sistema Demandas?
O Sistema Demandas está disponível no endereço: www.spsempapel.sp.gov.br. No menu superior, selecione “Serviços” e, em seguida, em “Demandas”.
Esqueci minha senha, o que devo fazer?
Clique na opção “esqueci minha senha” e informe seus dados. Você precisará informar seu CPF e a matrícula que foi associada ao seu usuário. Caso não saiba a matrícula, ou não receba a senha, entre em contato com o 0800 710 0064 ou faça sua solicitação preenchendo o seguinte formulário, clique aqui.
Não sei se minha entidade já tem acesso ao Sistema Demandas, ou quem são as pessoas responsáveis da minha entidade no sistema. O que devo fazer?
Envie um e-mail para emendas.parlamentares@sp.gov.br com o assunto “Consulta acesso Demandas”, informando o nome e CNPJ da entidade, e o nome e CPFs das pessoas que deseja consultar.
Importante: esta solicitação é uma consulta, sendo informado apenas se há ou não cadastro para entidade e se as pessoas indicadas são ou não responsáveis pelo sistema. Nenhuma informação adicional será enviada.
Minha entidade não está cadastrada no Sistema Demandas, o que devo fazer?
Neste caso, envie um e-mail para emendas.parlamentares@sp.gov.br com o assunto “Cadastro Demandas”, com o seguinte formulário (clique aqui para acessar).
O gestor cadastrado não faz mais parte da minha entidade, o que devo fazer para cadastrar um novo gestor?
Envie um e-mail para emendas.parlamentares@sp.gov.br com o assunto “Cadastro Demandas”, com o seguinte formulário (clique aqui para acessar).
Todas as emendas parlamentares que a minha entidade recebeu estão disponíveis no Sistema Demandas?
Apenas as emendas referentes aos anos de 2020 e 2021 estão disponíveis no sistema Demandas.
Como eu sei se a minha entidade tem emendas parlamentares disponíveis?
Após acessar o Sistema Demandas, clique em “Demandas” e a seguir no botão “Emendas / Demandas disponíveis”, caso haja emendas disponíveis. Já, caso o botão de “emendas / demandas disponíveis” não esteja aparecendo, quer dizer que não há emendas ou que as emendas disponibilizadas anteriormente já foram aceitas.
Agora que minha entidade tem uma ou mais emendas disponíveis, o que eu devo fazer?
As primeiras etapas no processo de tramitação da emenda são de responsabilidade da entidade ou prefeitura, e se referem às etapas de “Cadastrar” a emenda e Enviar a documentação necessária.
O que eu devo fazer para Cadastrar a emenda?
Após clicar em “Emendas / Demandas disponíveis”, você verá a relação de emendas aprovadas. Você deve selecionar a emenda a receber o “Aceite” e clicar em Salvar. A emenda ficará com a situação/status “em cadastramento”, sendo a próxima etapa Enviar a documentação necessária.
O que eu devo fazer para Enviar a documentação necessária?
Após o cadastro da emenda, você poderá visualizá-la ao clicar na guia “Demandas”. Agora o processo tem um número, que aparece na primeira coluna, e está na situação “Em cadastramento”. Ao clicar no número da demanda/processo, você acessará uma página para envio de toda a documentação.
Qual a documentação que eu devo enviar?
Ao clicar no número da demanda, você acessará uma página para envio de toda a documentação.
Para te ajudar nesta etapa, preparamos dois manuais:
- Para Organizações da Sociedade Civil
Manual: Passo a Passo para Aquisição de Materiais e Obras, clique aqui.
- Para Prefeituras
Manual: Passo a Passo para Aquisição de Materiais e Obras, clique aqui.
Após envio de toda documentação, a opção “Encaminhar para análise da secretaria” mudará de cor e estará disponível.
Quando eu devo preencher o campo “Valor de Contrapartida”? Eu devo preencher este valor ou só o envio do documento “Declaração de Contrapartida” é suficiente?
No caso de demandas vinculadas às emendas ou demandas parlamentares, este campo é preenchido automaticamente caso o valor dos itens ou da obra supere o valor da emenda/demanda parlamentar. Caso a demanda seja sem vínculo à emenda ou demanda parlamentar, o beneficiário pode inserir esta informação no cadastramento. O envio do documento não isenta o beneficiário de preencher esta informação se for o caso.
Qual perfil pode encaminhar a documentação para a Secretaria?
Apenas o usuário com perfil de gestor da entidade pode clicar na opção “Encaminhar para análise da secretaria”. Será necessário informar a senha em todas as etapas de tramitação e produção de documentos.
Uma vez que a documentação foi enviada, é possível alterar os arquivos?
Não. Porém, se em alguma etapa de análise for identificado que alguma correção é necessária, o processo será devolvido para edição pela entidade/prefeitura. Será possível consultar todas as análises feitas pela secretaria ao longo do processo e a indicação do que deve ser corrigido.
Como saber como está o andamento da emenda após o envio da documentação?
Após o envio da documentação, o processo irá percorrer as etapas de análise pelas áreas técnicas da Secretaria. Na guia Demandas, há a coluna de Situação, que indica o status atual.
Preciso que mais pessoas da minha entidade tenham acesso ao Demandas, o que devo fazer?
– Entidades: O gestor ou qualquer membro da equipe técnica da entidade poderá cadastrar outros integrantes.
– Prefeituras: Somente o Prefeito pode cadastrar os membros da equipe técnica.
Para saber o passo a passo para cadastro, consulte os manuais disponíveis no sistema de Demandas.
Há vários perfis de acesso ao sistema Demandas?
Sim, os perfis são: Gestor de Entidade, Equipe Técnica, Consulta Entidade, Diretor de Entidade e Diretor de Hospital
Quando for necessário atualizar a pessoa no perfil de gestor da entidade no Demandas, qual é o procedimento?
Se a entidade já tem um gestor cadastrado, este pode indicar o novo gestor. Se não, ler pergunta número 5.
Quais as diferenças entre os perfis de acesso?
Onde encontro mais informações sobre o Sistema Demandas?
Nesta página você encontra o sistema virtual de aprendizagem: https://treinamentos.spsempapel.sp.gov.br/mod/page/view.php?id=4711
O que devo fazer se os itens que pretendo adquirir não estão na relação de itens disponíveis para seleção?
Envie um e-mail com o seu questionamento para convenios.parcerias@sp.gov.br, com a descrição detalhada do item que gostaria de adquirir. Se permitido, você será informado e o item será incluído na relação disponível para seleção no sistema.
Assuntos
Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social