Como podemos ajudar você?
Publicado em 03/09/2020

Perguntas frequentes: Residências Inclusivas

O que é o programa?

A Residência Inclusiva é uma modalidade de Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS e está previsto na Tipificação dos Serviços Socioassistenciais. A Residência Inclusiva tem o propósito de romper com a prática do isolamento social, de mudança do paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade.

Devem dispor de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, com capacidade máxima de atendimento de até 10 pessoas por Residência Inclusiva, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

Tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência, visa garantir o direito a uma vida digna, de qualidade e participativa, além de promover o desenvolvimento da independência e emancipação pessoal e social desses cidadãos.

Qual é o público alvo?

Jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e/ ou que estejam em processo de desinstitucionalização de instituições de longa permanência

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social