Publicado em 26/05/2022

População de São Bernardo do Campo ganha segunda unidade do Programa Bom Prato

Serão mais 1,5 mil refeições por dia na unidade do bairro Assunção. Esse é o oitavo restaurante entregue nesta gestão. Durante a pandemia o Bom Prato serviu mais de 652 mil refeições na cidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado amplia a oferta de refeição segura e com qualidade na cidade de São Bernardo do Campo com a entrega da segunda unidade do Programa Bom Prato no município.

Trata-se do Bom Prato São Bernardo II, entregue nesta quinta-feira (26), que irá ofertar 1,5 mil refeições por dia de segunda a sexta-feira entre 300 cafés da manhã (R$ 0,50), e 1,2 mil almoços (R$ 1). Ele está localizado na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 4381 – bairro Assunção.

“Hoje viabilizamos a 63ª unidade do Programa Bom Prato, a segunda unidade só em São Bernardo e a oitava entregue nessa gestão. Isso mostra que estamos conseguindo expandir o programa de segurança alimentar mais democrático do país. Ele está presente onde deve estar, próximo às pessoas vulneráveis e necessitadas”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Laura Machado.

O Bom Prato São Bernardo II é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da secretaria social e a Prefeitura de São Bernardo do Campo.
O governo municipal viabilizou o imóvel e a pasta social do estado investiu R$ 2 milhões: metade do valor para a compra de maquinário e equipamentos e, a outra parte no custeio das refeições pelo período de um ano. A organização social que irá administrar o São Bernardo II é a Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD. Ela foi vencedora de um processo de chamamento público.

No almoço de inauguração nesta quinta-feira, o cardápio foi: salada maravilhosa, batata bolinha coroada com alecrim (guarnição), e lagarto recheado com linguiça ao molho madeira (prato principal). Para acompanhar foi servido arroz à grega com pimentão vermelho, ervilha e vagem; e feijão.

Com essa segunda unidade em São Bernardo, foram entregues oito novos restaurantes do Programa Bom Prato desde o início dessa gestão de governo, ano de 2019: Embu das Artes, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo I e II, Cubatão, Cidade Dutra, Itapevi e Francisco Morato.

Durante a pandemia o Bom Prato São Bernardo serviu 652.480 refeições (74.211 cafés da manhã, 441.525 almoços e 136.744 jantares). A unidade São Bernardo I fica na Rua Nicolau Filizola – Centro. Ele foi inaugurado em janeiro de 2019 e já somou 1,7 milhão de refeições ofertadas desde então.

Gratuidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado se atentou ao período crítico socioeconômico causado pela pandemia, e adotou a política da gratuidade de refeições a moradores de rua a partir de maio de 2020.

Até o começo do mês de maio deste ano foram servidas mais de 1,8 milhão de refeições gratuitas em todo o estado.

As prefeituras devem solicitar ao Bom Prato os cartões gratuidade desde que identifiquem e cadastrem a demanda de beneficiários que estejam em situação de vulnerabilidade social.

A partir daí os cartões serão emitidos e enviados às prefeituras, que irão distribuí-los aos moradores de rua. Com os cartões em mãos, o portador só precisa apresentá-lo na unidade e poderá se servir com qualidade e sem custo algum.

Em São Bernardo são 100 cartões gratuidade. A princípio, a política pública da gratuidade segue até o dia 31 de julho, com grandes chances de ser estendida.

Bom Prato

O Programa consegue atender estrategicamente todas as regiões do estado de São Paulo com as suas 63 unidades fixas: são 15 estão na RMSP, 22 na capital, 8 no litoral e 18 no interior. Há também mais 17 unidades do Bom Prato Móvel.

Entre almoço (R$ 1) e jantar (R$ 0,50) são servidos diariamente 103.530 refeições e; mais 18,8 mil cafés da manhã (R$ 0,50). Desde o início do Programa, no ano 2000, foram servidas cerca de 310 milhões de refeições. Sendo que somente neste ano foram 10,2 milhões até o início do mês de maio.