Como podemos ajudar você?

Por uma vida mais cor de rosa

Por uma vida mais cor de rosa

Outubro é uma época colorida, marcada pelas flores da primavera e pela cor que simboliza a luta contra o câncer de mama: o rosa. A mensagem acerca deste mês procura conscientizar toda a população sobre esta doença, que atinge cerca de 2,1 milhões de mulheres todos os anos.

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres. Só em 2020, já atingiu mais de 66 mil no Brasil, também causando o maior número de mortes relacionadas à esta doença entre as pessoas do sexo feminino. Ainda este ano, estima-se que mais de 17,5 mil mulheres foram a óbito, além dos cerca de 190 homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

De acordo com o INCA, mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Este exame deve ser realizado mesmo que não haja sintomas, visando justamente a prevenção. O diagnóstico precoce pode fazer com que a doença tenha até 95% de chance de cura.

A gestão Doria se faz presente para que haja amparo em todos os momentos. Seja social, psicológico ou econômico.

As pacientes e família podem encontrar na assistência social acolhimento, apoio psicossocial e amparo para que todos sejam capazes de enfrentar a doença, bem como encaminhá-los a serviços e benefícios que se adequem às necessidades do momento durante o tratamento.

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) garante à paciente cuja renda familiar seja inferior a um quarto do salário mínimo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para receber, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de onde reside.

Muitas mulheres não sabem por onde começar quando recebem o diagnóstico. É importante contar com o apoio socioassistencial, acompanhando todos os passos do tratamento promovendo a autoconfiança da paciente.

Para além da proteção provida pelo Estado, por meio do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social, a autoavaliação ainda é uma das melhores maneiras de detecção precoce do câncer de mama.

Especialmente neste mês que se celebra o Outubro Rosa, o Governo de São Paulo valoriza a coragem presente em cada mulher paulista, e quer estar lado a lado de todas elas no momento desta luta com respeito, solidariedade e carinho.