Publicado em 21/11/2022

Programa Bom Prato chama afegãos de paulistas ao fornecer jantar a refugiados de guerra

Desde o mês de novembro o Programa de Segurança Alimentar do Estado está fornecendo 150 jantares aos refugiados afegãos que estão acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, através do Programa Bom Prato, está fornecendo 150 refeições de jantar aos afegãos refugiados que estão acampados no Aeroporto de Guarulhos. O Programa democrático dos paulistas que serve comida de qualidade a preços mínimos há 22 anos, incluiu jantares a custo zero a esses afegãos refugiados.

O Programa de Segurança Alimentar do Estado aplicou mais R$ 20 mil para custear esses jantares excepcionais durante o período do dia 14 de novembro até o dia 31 de dezembro.

Os alimentos são preparados na cozinha do Bom Prato Guarulhos, e a própria prefeitura vai retirar as embalagens com as refeições e as transporta até o aeroporto de Cumbica.

Guarulhos é quem fornece o café da manhã e o almoço aos afegãos. A quantidade de jantares também foi especificada pelo município.

Investimento Social do Estado

Esses afegãos são pessoas que receberam vistos humanitários concedidos pelo governo federal por enfrentarem situação de grave ou iminente instabilidade institucional ou grave violação de direitos humanos ou do Direito Internacional Humanitário no Afeganistão.

Atualmente a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado está investindo R$ 2,8 milhões em 100 vagas de acolhimento no Estado. Metade do valor será utilizado para 50 novas vagas, em uma Casa de Passagem na cidade de Guarulhos, localizada estrategicamente próxima ao Aeroporto de Cumbica. E, mais R$ 1,4 milhão, para financiar as 50 vagas já ocupadas por afegãos na capital.