Publicado em 03/03/2023

Programa Prospera Família forma 1.132 alunos em Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Presidente Prudente

Ação é voltada para chefes de famílias monoparentais

São Paulo, 03 de março – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, formou nesta quinta-feira (02), pelo Prospera Família, 1.132 alunos que participaram da primeira das quatro etapas que compõem o programa. As formaturas aconteceram em três regiões do estado: Mogi das Cruzes (Alto Tietê), Pindamonhangaba (Vale do Paraíba) e Presidente Prudente (região do mesmo nome, no oeste do estado).

Realizada no auditório da prefeitura, a formatura de Mogi das Cruzes contou com 885 formandos, sendo 882 mulheres e 3 homens. Já em Pindamonhangaba, 56 alunas terminaram a primeira etapa do Prospera Família, que ocorreu no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Em Presidente Prudente, a formatura de 191 mulheres aconteceu no Centro Cultural Matarazzo.

“Pensando nos pais e mães solos que criam seus filhos com muita dificuldade, o Governo do Estado criou o Prospera Família para promover mobilidade social, capacitando e despertando o talento e a veia empreendedora que existe em cada um. Com ajuda de tutores e mentoria, os participantes passam a enxergar e acreditar em seu potencial e podem alcançar independência financeira e prosperidade”, disse Gilberto Nascimento, Secretário Estadual do Desenvolvimento Social.

O Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) repassou um total de R$ 1.265.140,00 para os três municípios investirem no programa. A divisão é feita, proporcionalmente, de acordo com o número de participantes.

Sobre o Programa Prospera Família

Sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa tem o objetivo de promover a mobilidade social e o rompimento do ciclo de perpetuação da pobreza por meio da proteção integral, inclusão produtiva e estímulo à geração de renda das famílias em situação de vulnerabilidade.

A metodologia do Programa é composta por 4 eixos: Projeto de Vida, Tutoria, Capacitação e Incentivo Financeiro, que integram a trilha formativa em 3 etapas subsequentes: Desenvolvimento Humano, Capacitação Profissional e Empreendedorismo.

São elegíveis ao programa os responsáveis por famílias monoparentais inscritos no CadÚnico com renda familiar de até R$ 210 por pessoa e com, pelo menos, um dependente de 0 a 6 anos, residentes em regiões de maior concentração de vulnerabilidade social do estado.

Para mais informações sobre o Prospera Família, acesse aqui.