Como podemos ajudar você?
Publicado em 23/11/2022

Quadro técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social vai presidir Fórum nacional com 27 conselhos estaduais

O mandato será de 12 meses contando a partir de janeiro do ano de 2023

Na tarde desta quarta-feira (23), durante o 2º dia da 57ª Reunião do Fonaceas, o nome do técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado SP (SEDS), Edson Silva, foi aprovado para assumir a presidência do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas) a partir de janeiro de 2023.

A escolha do nome foi unanimidade no plenário. Os votos foram dados pelos 27 conselheiros estaduais de assistência social.

A indicação de Silva foi feita pelos conselhos das outras quatro regiões do país (norte, nordeste, centro-oeste e sul).

Silva é o atual presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de SP (CEAS) e também é coordenador de Ação Social da SEDS. Sua candidatura foi única, visto que todos os conselhos estaduais o indicaram. Ele irá coordenar o trabalho dos 27 Conselhos Estaduais de Assistência Social (Ceas) do país.

Trabalhos
Para o período de 2023 há um cronograma de quatro reuniões que acontecerão em diferentes municípios do Brasil. O objetivo dos encontros é que os conselhos estaduais apresentem as boas experiências de controle social.

Será preciso monitorar e discutir a execução orçamentária e financeira da União, expansão dos serviços, valorização dos trabalhadores do Sistema único de Assistência Social (Suas); além de garantir os direitos dos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

É a segunda vez que o estado de São Paulo foi eleito presidente do Fonaceas. O primeiro mandato foi em 2007, ano que o Fórum foi criado.

PEC do SUAS
O novo presidente do Fonaceas irá executar também outro trabalho de articulação e mobilização junto aos parlamentares do Congresso Nacional.

Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do SUAS – 383/2017. A princípio essa PEC estava prevista para ser votada em abril, mas não entrou na pauta por falta de apoio da maioria dos deputados federais. A proposta tem como objetivo vincular 1% dos recursos da União para o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A PEC 383/17 é de autoria do Deputado Danilo Cabral (PSB/PE), que também preside a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social.

 

Presidentes dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (CEAS) durante a votação desta quarta-feira. (Da esq. pra direita) Mara Talita Pereira de Souza (AM), Leila Aparecida Cunha Thomassim (RS), Márcio Francisco de Andrade (RN), Diogo Bastos (RJ), Sandra Shirley de Almeida (ES), Luciane Natalicia dos Passos (SC), Edson Silva (presidente eleito Fonaseas), Renata Mareziuzek dos Santos (PR), Adão Benedito da Silva (MT), Zozimo Raimundo Araujo de Souza (PA), Ana Paula Pereira Portela (AL) e Lena Cristina Gomes Vidal (AP).

 

Assuntos

Desenvolvimento | Gestão | Habitação | Infraestrutura | Secretaria da Habitação | Secretaria de Desenvolvimento Regional | Secretaria de Desenvolvimento Social