Publicado em 19/05/2023

“Reconstruir o SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”

CONSEAS realiza 22 reuniões virtuais preparatórias para a conferência estadual

A Conferência Estadual da Assistência Social, que acontecerá em outubro próximo, já está batendo às portas. A missão do evento será construir a proposta estadual para o “SUAS que queremos”, e que será apresentada na XIII Conferência Nacional de Assistência Social, em 08 de dezembro próximo, e cujo tema será “Reconstruir o SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Para isso, o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS) do Estado de São Paulo instituiu a Comissão Organizadora para a Conferência de Assistência Social ordinária do ano de 2023.

A última conferência estadual presencial aconteceu em 2017, em Águas de Lindoia, e reuniu mais de 1.500 pessoas

Entre as principais atividades da comissão organizadora está o fomento às reuniões municipais. Por exemplo, somente durante o mês de abril foram realizados 22 encontros virtuais. Os eventos contaram com o apoio das Diretorias Regionais de Assistência Social (DRADS) e a participação de cerca de 1.300 membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS).

Nas reuniões, foram apresentados os três informes do CNAS referentes às recomendações para garantir a acessibilidade, a participação de usuários do SUAS e apresentação da temática e seus respectivos 05 eixos (financiamento, controle social, articulação dos segmentos, serviços/programas/projetos, benefícios/programas). A Comissão Estadual também divulgou o Caderno de Orientações para o planejamento das conferências municipais. Todos os materiais põem ser acessados nas páginas do CNAS e CONSEAS.

“A expectativa é que o Estado de São Paulo realize conferências nos 645 municípios, e que a conferência estadual seja a maior dos últimos 30 anos, com a participação de 2.255 pessoas entre delegados, convidados e observadores”, afirmou Edson Silva, presidente do CONSEAS.

As conferências municipais deverão ocorrer até o dia 15 de julho de 2023; 385 já estão confirmadas em todo o Estado de São Paulo.